Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Ex-diretores presos da Assembleia Legislativa se calam



O ex-diretores da Assembleia Legislativa, Abib Miguel (geral), José Ary Nassiff (administrativo), e Cláudio Marques da Silva (de Recursos Humanos) foram ouvidos, nesta segunda-feira (26), pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), mas pouco acrescentaram às investigações. Os três estão presos desde o sábado (24) , pela Operação Ectoplasma I, deflagrada pelo Gaeco para investigar as denúncias envolvendo a Casa de Lei, apresentadas pela série de reportagens “Diários Secretos”, da Gazeta do Povo e da RPC-TV.

Abib Miguel disse ao Gaeco que seu patrimônio foi construído a partir da exploração de uma fazenda de sua propriedade em Goiás. Considerado um dos pivôs das denúncias, o ex-diretor da Assembleia, no entanto, se calou diante de outros questionamentos, como sobre a rede que ele teria articulado para usar dinheiro público em benefício próprio e de seus apadrinhado.

Nassiff, por sua vez, não informou sequer o cargo que ele ocupava na Assembleia e se manteve calado diante de todas as perguntas formuladas pelo Gaeco. Marques da Silva também prestou informações sobre a estrutura administrativa da Casa, mas pouco acrescentou às investigações.

O ex-funcionário da Assembleia, João Leal de Mattos, e a filha dele, Priscila da Silva Mattos, que também haviam sido presos, prestaram depoimento. Outras cinco pessoas detidas na investigação deveriam ser ouvidas.

O procurador e coordenador do Gaeco, Leonir Batisti, em entrevista ao telejornal ParanáTV, da RPC-TV, confirmou que foram cometidos crimes de peculato, falsificação de documentos e lavagem de dinheiro. “Temos evidências de uma quadrilha que se formou com o objetivo de desviar dinheiro público”, apontou.

Apesar das prisões e das evidências dos crimes, a operação do Gaeco não deve investigar a eventual participação de deputados no esquema. De acordo com Batisti, se algum parlamentar figurar como destinatário do dinheiro ou como participante direto, o Gaeco deve encaminhar o caso à Procuradoria Geral de Justiça, para que inicie uma investigação específica.

Portas fechadas

Na manhã desta segunda-feira, o presidente da Assembleia, deputado Nelson Justus, convocou os parlamentares para uma reunião a portas fechadas, na sala da presidência. De acordo com a assessoria de imprensa da Casa, o objetivo do encontro foi informar os deputados sobre o número de funcionários que cada um poderá ter a partir de agora e para divulgar os resultados da sindicância promovida pela Assembleia em relação às denúncias.

Apesar das conclusões das investigações internas, a população não terá acesso ao relatório final da sindicância. A Assembleia chegou a divulgar nota oficial comunicando que divulgaria o resultado das investigações nesta segunda-feira, mas depois das prisões de três ex-diretores e de sete funcionários da Casa, o relatório será entregue apenas ao Ministério Público.

Fonte: Gazeta do Povo

Gente de OpiniãoSábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)