Porto Velho (RO) sábado, 31 de julho de 2021
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

ESTUDANTES: mobilização nacional pelo fim da corrupção


Alana Gandra
Agência Brasil

Rio de Janeiro - A União Nacional dos Estudantes (UNE) inicia no próximo dia 25, com uma passeata no Rio de Janeiro, uma grande mobilização pelo fim da corrupção no país. A campanha deve se estender por todos os estados a partir de novembro.

A presidente da UNE, Lúcia Stumpf,  disse à Agência Brasil que a campanha deve continuar durante os próximos dois anos, "ou até que a gente conquiste as nossas pautas, que são pautas ousadas". Entre elas, Stumpf citou a construção de uma reforma política ampla, a democratização dos meios de comunicação no Brasil e a ampliação dos investimentos públicos em educação.

O slogan da campanha é Mudar a Política para Mudar o Brasil.  Lúcia Stumpf afirmou que o movimento nasceu da indignação dos estudantes e da juventude com os  repetidos casos de corrupção e denúncias registrados a cada dia no país.

"A UNE , com seus 70 anos de história e a responsabilidade que tem na construção de um Brasil mais democrático, mais soberano, aponta  que a solução para a corrupção não é resolver caso a caso. O nosso papel na história do Brasil sempre foi apontar as saídas mais difíceis, porém as mais conseqüentes."

A presidente da UNE considera que, para mudar o Brasil, é necessário promover uma reforma política que possa acabar com o financiamento privado de campanha responsável, segundo ela, pelo caixa dois.

Lúcia Stumpf defende também que é preciso garantir a fidelidade partidária e a eleição por listas fechadas, que garantem mais responsabilidade dos candidatos eleitos com os projetos políticos e menos  interesse em questões individuais, ao longo da gestão do cargo público.

"A gente quer mudar o Brasil e está convocando a juventude a mudar o Brasil. E a gente diz que para mudar o país tem que ser pela política", garante.

O atual cenário político brasileiro não é visto com bons olhos pela UNE. "A gente acha que a política está sendo desacreditada junto à juventude, porque hoje o que a gente vê retratado nos jornais  todos os dias é  política como sinônimo de corrupção", disse.

"E não é isso. Para nós, o Brasil precisa e tem condições de ter um sistema representativo forte, com uma política que sirva ao desenvolvimento do país e à redução das desigualdades sociais. Então, a gente acha que a transformação radical da política vai acontecer", declarou.

A UNE defende também a elevação dos investimentos em educação. Para a entidade, por meio do acesso à educação de qualidade, a população terá capacidade de ter senso crítico e uma opinião mais conseqüente sobre o que acontece no país.

O símbolo escolhido para a campanha contra a corrupção é um cata-vento. A presidente da UNE explicou que o símbolo diz respeito à juventude que, segundo ela, tem as condições necessárias para mudar o rumo dos ventos que sopram hoje no Brasil. 

Mais Sobre Política - Nacional

Mariana Carvalho defende novas medidas aprovadas pelo Congresso no enfrentamento à Covid-19

Mariana Carvalho defende novas medidas aprovadas pelo Congresso no enfrentamento à Covid-19

A deputada federal Mariana Carvalho (PSDB-RO) defendeu nesta quinta-feira (2) as medidas que estão sendo aprovadas pela Câmara e pelo Senado no

Relator revisor da MP 924 - Coronavírus, Dep Lucio Mosquini destaca liberação de 5 Bilhões para enfrentamento da crise na saúde

Relator revisor da MP 924 - Coronavírus, Dep Lucio Mosquini destaca liberação de 5 Bilhões para enfrentamento da crise na saúde

O deputado federal Lucio Mosquini é o relator revisor da MP 924/2020, conhecida como MP do Enfrentamento do coronavírus. O Senador Eduardo Gomes també

Deputados federais apresentam no STF pedido de impeachment do ministro Weintraub

Deputados federais apresentam no STF pedido de impeachment do ministro Weintraub

Rede Brasil Atual - Deputados da oposição anunciaram hoje (5) que vão apresentar denúncia no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o ministro da Edu