Sexta-feira, 8 de setembro de 2006 - 09h08
Vitor Abdala
Agência Brasil
O coordenador de Alfabetização do Ministério da Educação, Tancredo Maia, disse que o governo reviu a meta de erradicar o analfabetismo do país em 2007. A meta de ensinar todos os brasileiros acima dos 15 anos de idade a ler e a escrever ficou apenas para 2010, como determina o Plano Nacional de Educação, afirmou.
No período de 2003 a 2005, o MEC alfabetizou, através do Programa Brasil Alfabetizado, 5,3 milhões de jovens e adultos. Em 2006, a meta é alfabetizar mais dois milhões. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2004 existiam no Brasil 15,1 milhões de analfabetos acima dos 15 anos.
De acordo com Maia, fazendo um cálculo simplificado entre os números do IBGE e do MEC e excluindo-se iniciativas isoladas de governos locais e da sociedade civil, encontramos ainda um universo de cerca de nove milhões de analfabetos acima dos 15 anos de idade.
Segundo Maia, a meta do Brasil Alfabetizado teve de ser revista no decorrer dos quatro anos do governo Lula. Esse programa é um esforço da sociedade. Não é um programa que se resolva exclusivamente com uma determinação do governo federal. Ele tem o envolvimento de toda a sociedade nessa mobilização. E alcançar essa meta depende da conjunção desses esforços. Eu acho que essa meta era inicialmente difícil para a sociedade e que teve que se adequar às possibilidades orçamentárias e de mobilização, disse Maia.
Segundo ele, a capacidade de mobilização da sociedade contra o analfabetismo é limitada no país. Mesmo com um orçamento maior, o número de pessoas atendidas pelo programa não poderia ser aumentado. A gente pode imaginar uma mobilização de dois milhões de pessoas ao mesmo tempo, mas não de dez milhões. Não tenho expectativa de que, com muito mais dinheiro e muito mais parceiros, a gente chegaria a muito mais gente. Há rincões de difícil acesso, como na zona rural, afirmou o coordenador.
Mariana Carvalho defende novas medidas aprovadas pelo Congresso no enfrentamento à Covid-19
A deputada federal Mariana Carvalho (PSDB-RO) defendeu nesta quinta-feira (2) as medidas que estão sendo aprovadas pela Câmara e pelo Senado no
O deputado federal Lucio Mosquini é o relator revisor da MP 924/2020, conhecida como MP do Enfrentamento do coronavírus. O Senador Eduardo Gomes també
Deputados federais apresentam no STF pedido de impeachment do ministro Weintraub
Rede Brasil Atual - Deputados da oposição anunciaram hoje (5) que vão apresentar denúncia no Supremo Tribunal Federal (STF) contra o ministro da Edu