Porto Velho (RO) sábado, 14 de dezembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Eros Grau chama arrozeiros de invasores e vota pela demarcação contínua



Luana Lourenço
Agência Brasil


Brasília - Quinto ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) a votar pela demarcação contínua da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, o ministro Eros Grau chamou de "invasores" os grandes proprietários rurais que ocupam a área e que pleiteiam a demarcação em ilhas.

"Não há disputa nesse caso, é algo juridicamente impossível, porque disputa pressupõe oposição de direitos. No caso, ao invasor de bem público não se pode atribuir direito nenhum", argumentou no início de seu voto.

Eros Grau acompanhou o voto do relator, ministro Carlos Ayres Britto, e dos ministros Carlos Alberto Menezes Direito, Cármen Lúcia e Ricardo Lewandowski. "A posse dos índios é remota e incontestável."

O magistrado argumentou que a decisão sobre a Raposa Serra do Sol não compromete apenas a região em questão, mas os princípios constitucionais que asseguram direitos indígenas.

Para defender a demarcação contínua, Eros Grau argumentou que essa era a forma de ocupação da área em 1988, ano da promulgação da Constituição, que garantiu o direito a essas terras tradicionalmente ocupadas.

"Transformar essas áreas em ilhas é mesmo um velho projeto conservador; não vejo como isso pode ser feito pelas mãos do Judiciário".
 
Eros Grau rebateu alegações de que a manutenção da reserva poderia criar uma "nação indígena", desvinculada dos interesses do país. 

"Não há mais de uma nacionalidade nessa terra de Santa Cruz. Há apenas uma: a brasileira. Tal como nós, pretos, brancos, amarelos, os indígenas são brasileiros; nada nos afastará um dos outros", argumentou.

A votação do STF prossegue com a leitura do voto do ministro Joaquim Barbosa.


 

Mais Sobre Política - Nacional

Jaqueline Cassol cobra votação da MP que garante Revalida

Jaqueline Cassol cobra votação da MP que garante Revalida

A deputada federal Jaqueline Cassol (PP-RO) cobrou do presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ) a votação, antes que encerre o prazo, da Medida Provisórias cri

Supremo Tribunal Federal mantém decisão que proíbe gestantes em atividade insalubre

Supremo Tribunal Federal mantém decisão que proíbe gestantes em atividade insalubre

Por unanimidade e em ambiente virtual, o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou recurso da Advocacia-Geral da União (AGU) e manteve a decisão, tomada

Boa notícia: Lula dará ao velho amigo 1ª entrevista fora da prisão

Boa notícia: Lula dará ao velho amigo 1ª entrevista fora da prisão

Neste ano e meio que ele está preso, não tive condições de viajar a Curitiba e fiquei esperando o amigo sair da prisão para poder falar com ele, certo

Para Marcos Rogério, Sínodo da Amazônia não pode ser uma reunião política e ideológica

Para Marcos Rogério, Sínodo da Amazônia não pode ser uma reunião política e ideológica

O senador Marcos Rogério (DEM-RO) pediu nesta segunda-feira (14/10) cautela aos participantes do Sínodo da Amazônia, realizado no Vaticano. Para o p