Porto Velho (RO) sexta-feira, 6 de dezembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

ENERGIA: Rondônia perde 21,2% com furtos e fraudes


Furtos e fraudes são responsáveis por perda de 5% da energia produzida no país

O índice de perdas por furto ou fraude registrado pelas distribuidoras de energia elétrica alcança 5% de toda a energia produzida no país, revelou hoje (4) a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee).

Segundo o assessor da presidência da entidade, Pedro Eugênio Pereira, esses 5% representam cerca de 21 mil dos 422 mil gigawatts-hora (GWh) de energia produzidos no país no ano passado.

Somadas às perdas naturais nas linhas de transmissão, subestações e redes de distribuição, que atingem 12%, a perda geral no Brasil é de 17%. “De cada 100 quilowatts-hora (KWh) que sai das usinas, conseguimos faturar 83%”, salientou Pereira.

De acordo com a Abradee, a média de furto e fraude na rede elétrica, também chamada de perda comercial, é de 13%, quase três vezes acima da média nacional. Outros estados com índices elevados de perda comercial são Espírito Santo, Pernambuco, Paraíba, Pará e Rondônia.

Em 2005, de acordo com levantamento da Abradee, o menor índice de perda comercial foi encontrado no Paraná (1,3%), seguido por Minas Gerais (1,6%). Os piores foram apurados no Maranhão e Rondônia (21,2% cada).

As 49 distribuidoras associadas à Abradee atendem a 99% do mercado nacional de energia elétrica.

Além das perdas, as distribuidoras registram índice de inadimplência de 2,5%, cinco vezes mais que o admitido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). De acordo com a Abradee, a inadimplência corresponde a cerca de R$ 2,3 bilhões dos R$ 90 bilhões do faturamento anual do setor.

Alana Gandra
Agência Brasil

Mais Sobre Política - Nacional

Jaqueline Cassol cobra votação da MP que garante Revalida

Jaqueline Cassol cobra votação da MP que garante Revalida

A deputada federal Jaqueline Cassol (PP-RO) cobrou do presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ) a votação, antes que encerre o prazo, da Medida Provisórias cri

Supremo Tribunal Federal mantém decisão que proíbe gestantes em atividade insalubre

Supremo Tribunal Federal mantém decisão que proíbe gestantes em atividade insalubre

Por unanimidade e em ambiente virtual, o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou recurso da Advocacia-Geral da União (AGU) e manteve a decisão, tomada

Boa notícia: Lula dará ao velho amigo 1ª entrevista fora da prisão

Boa notícia: Lula dará ao velho amigo 1ª entrevista fora da prisão

Neste ano e meio que ele está preso, não tive condições de viajar a Curitiba e fiquei esperando o amigo sair da prisão para poder falar com ele, certo

Para Marcos Rogério, Sínodo da Amazônia não pode ser uma reunião política e ideológica

Para Marcos Rogério, Sínodo da Amazônia não pode ser uma reunião política e ideológica

O senador Marcos Rogério (DEM-RO) pediu nesta segunda-feira (14/10) cautela aos participantes do Sínodo da Amazônia, realizado no Vaticano. Para o p