Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Empresário mineiro é o 1º a gritar Fora Temer


Gente de Opinião
 
Por Omar Catito Peres (*),
via blog de Marcelo Auler
 
A crise econômica brasileira não pode esperar por mais nada. O tempo se esgotou. Não vou nem mais me referir à crise política. Essa já dominou o noticiário policial.
 
A corrupção generalizada, mesmo que não seja do Presidente a maior responsabilidade, seu partido, o PMDB, é protagonista da roubalheira institucionalizada.
 
Doze milhões de desempregados, mesmo que não seja do Presidente a maior responsabilidade, caberia a ele, extirpado o PT do poder, reverter o processo. Mas ao contrário, a recessão aumenta na mesma proporção da inércia de seu governo; Envolvimento de seis principais colaboradores e amigos no lava-jato. “Todos os dias” um ministro é exonerado. “Todo dia” um membro de sua base de apoio é citado em delitos; A unanimidade de que a recessão em 2017 será ainda pior que 2016.

E o mais importante: 80% da população querem que o presidente renuncie! Portanto, é zero a chance do sr. recuperar o prestigio e se tornar um presidente amado pela população. Ao contrário, as manifestações contra a inércia e incapacidade já demonstrada de seu governo, vão aumentar. A pressão, ao longo do ano, vai se tornar insuportável. E a economia continuará sendo destruída! 

Por isso Presidente, acho que o sr. deveria renunciar. Seria a maior demonstração de amor ao país, ao nos devolver o que perdemos: a esperança!

O resgate da esperança virá através de eleições diretas. Só por meio de novas eleições é que a sociedade brasileira poderá discutir seu futuro. Com o senhor, repito, a esperança é zero.

“Só por meio de novas eleições é que a sociedade brasileira poderá discutir seu futuro . Com o sr, repito, a esperança é zero”.

Aí vem a pergunta que “todo mundo” adora fazer: quem serão os candidatos? A minha resposta: certamente os mesmos que seriam, ou serão, candidatos em 2018!

Ou seja, Serra, Alckmin, Aécio, Lula, Marina, Ciro ou qualquer outro brasileiro. Pois somos brasileiros e esses são, por enquanto, os candidatos que desejam o poder. Não gostam? É o que temos e nada vai mudar até 2018.

Fato, Presidente, é que o país está sangrando. Nossa alma está sangrando. E não podemos continuar assim! O sr. já foi tudo na política brasileira. Presidente da República!

Mas vamos ser sinceros? O senhor tem muitas qualidades: domina bem o nosso idioma, é conciliador. etc., etc..

Mas, sinceramente, o senhor. não possui nenhuma vocação para gestão! Nenhuma! O senhor sequer tem um plano de governo!

Por tudo isso, Presidente, renuncie! Dê chances ao Brasil de se recuperar e sair desse buraco que nos encontramos. E, hoje, não tem mais o PT para jogar a culpa. O senhor é responsável por tudo o que está acontecendo: o país parou por sua falta de operacionalidade e gestão da coisa pública. O senhor só faz reunião políticas todos os dias no Palácio. Enquanto isso, enquanto o senhor fica discutindo política, o Brasil real, continua ladeira abaixo. Tudo isso, senhor Presidente, porque o senhor não gosta de gerir nada. O senhor só gosta de política!

Se eu fosse o senhor, “conversava com o travesseiro: já fui Deputado e presidente da Câmara. Estive no poder e mandei no PMDB por mais de 20 anos. Tornei-me, mesmo que de forma indireta, Presidente da República. Não estou conseguindo melhorar a economia do país, muito menos fazer uma gestão que traga a esperança de volta ao povo brasileiro. Pra que então fazer o país continuar sangrando? Vou renunciar e entregar ao povo a decisão sobre o futuro da nação!”

No dia seguinte, em cadeia de TV, o senhor faria o seguinte pronunciamento:

“Brasileiros, fui colocado na presidência. Fatos alheios à minha vontade nos fazem viver a maior crise política e econômica de nossa história. Urge, portanto, que tomemos decisões acima de divergências políticas, cabendo ao povo decidir o nosso destino. Por isso, renuncio ao cargo de Presidente da República, convocando eleições diretas em 90 dias”.

Sei que a Constituição fala em eleições indiretas, mas o senhor anunciará o envio de um Projeto de Emenda Constitucional (PEC) convocando eleições em 90 dias. Com sua força no Congresso, há de convencê-lo da necessidade desta mudança. E assim consolida seu nome na História!”

Presidente: o senhor sairá como herói nacional! Como um homem que abriu mão do poder! Um democrata.

Mas, se o senhor continuar insistindo em permanecer no poder, restará para a sua biografia duas linhas:

Tomou posse como presidente após um golpe de estado. Ficou dois anos no poder. Seu governo teve dezenas de colaboradores acusados de corrupção, proporcionando a maior recessão econômica da história do Brasil .

Renuncie Presidente. É melhor para o senhor. Essencial para o país e milhões de brasileiros.

Simples assim!

(*) Omar Catito Peres, mineiro, ex-secretário do Governo Itamar Franco, empresário, proprietário dos restaurantes La Fiorentina (Leme, RJ), Bar Lagoa  (Lagoa Rodrigo de Freitas (Lagoa, RJ) e Piantella (Asa Sul, Brasília). Texto compartilhado do Face Book de Catito.

- See more at: http://marceloauler.com.br/temer-renuncie/#sthash.jB5ex8dB.dpuf

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)