Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Embrapa: Tecnologia chama atenção dos produtores de RO



Atenta aos problemas que a cultura da soja enfrenta no país com pragas, doenças e plantas daninhas que acarretam grandes perdas de produtividade, a Embrapa mais uma vez sai na frente e disponibiliza aos produtores cultivares com múltiplas resistências a diversas pragas e doenças, como nematóides e outros que preocupam os sojicultores. Tecnologias que foram apresentadas aos produtores, técnicos e estudantes de Rondônia durante os Dias de Campo de Soja, realizados em três regiões e municípios do estado – Vilhena, Castanheiras e Porto Velho, e que reuniram cerca de 350 produtores, técnicos e estudantes.

Uma novidade deste ano apresentada durante os eventos e que acaba de chegar ao mercado é o Sistema de Produção Cultivance®, desenvolvido pela Embrapa em parceria com a BASF. É o primeiro cultivo geneticamente modificado totalmente desenvolvido no Brasil, desde as pesquisas em laboratório até a sua comercialização. O Sistema combina cultivares de soja geneticamente modificada e com grande potencial produtivo ao uso de um herbicida com amplo espectro para controle de plantas daninhas de folhas largas e estreitas de difícil controle, configurando, assim, um novo sistema de produção. O resultado dessa parceria é uma opção inovadora para os produtores brasileiros, que passam a contar com esse novo sistema de manejo.

De acordo com o pesquisador da Embrapa, Rodrigo Brogin, o programa de melhoramento de soja da Embrapa se destaca pelo cuidado com o desenvolvimento de cultivares que atendem muito bem à questão de sanidade, agregando a elas resistência a pragas, doenças e plantas daninhas. “A Embrapa desenvolve cultivares resistentes à ferrugem, por exemplo. Estamos percebendo que muitos fungicidas estão perdendo a eficiência e a Embrapa está se antecipando a isso”, explica Brogin. Cabe destacar que a Embrapa conta com um dos bancos de germoplasma de soja mais completos do mundo.

Em Rondônia problemas com sanidade nas lavouras começaram a chegar há pouco tempo, mas já preocupam. “Muitas pragas e doenças não tinham em Rondônia, agora já tem. É preciso que os produtores fiquem muito atentos à ferrugem e nematóide de galha, podem causar grandes prejuízos”, alerta o pesquisador, complementando que é preciso que os sojicultores realizem um manejo adequado e escolham cultivares com resistência a estes problemas e que agregam mais rendimento à produção.

A soja para recuperação de pastagem

Enquanto o plantio da soja está consolidado no Cone Sul de Rondônia, nas demais regiões a expansão está ocorrendo, principalmente, sobre áreas de pastagens degradadas que apresentam baixos índices produtivos. De acordo com o pesquisador da Embrapa Rondônia, Vicente Godinho, estima-se que mais de 70% das áreas de pastagem do estado estão com algum grau de degradação e a soja vem como uma alternativa para a recuperação destes solos, no sistema de integração lavoura-pecuária (ILP).

Para o produtor Wilson Alcântara, de Vilhena, “não tem como existir pecuária sem agricultura, uma incrementa a outra”. Com isso ele reforça o argumento de voltar a trabalhar com a agricultura, pois atualmente está se dedicando à pecuária. “O conhecimento é fundamental, a agropecuária não tem mais espaço para amadores. Temos que nos atualizar e quem abriu os olhos da gente para isso foi a Embrapa, já á muitos anos”, conta Wilson, ao final do Dia de Campo de Soja em Vilhena.

"Anualmente há novas áreas onde está sendo introduzida a cultura da soja e isto faz com que a escolha de cultivares adaptadas e adequadas para cada situação seja uma etapa que impactará significativamente nos resultados finais e na lucratividade", argumenta o chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Rondônia Frederico Botelho, comentando que nas regiões Norte e Central de Rondônia, a soja está sendo introduzida em áreas de pastagem degradada, recuperando áreas sem avançar sobre a floresta.

A soja em Rondônia

Segundo dados do levantamento de fevereiro de 2016 da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), houve um aumento de 5,8% na área plantada de soja em Rondônia para a safra 2015/16. Além disso, em Rondônia o grão possui produtividade média de 3.166 kg/ha (Safra 2014/15), superior à média nacional que foi de 2.998 kg/ha na mesma safra. De acordo com Botelho, enquanto na região do Cone Sul do estado as áreas de soja já estão consolidadas e os produtores estão em busca de cultivares que potencializem a semeadura da safrinha (segunda safra com milho, sorgo, girassol e outras culturas) em épocas mais propícias para obter maior produtividade, as regiões Centrais e Norte de Rondônia estão em expansão.

O pesquisador Vicente Godinho destaca o avanço da soja para a região Norte do estado. "A estrutura fundiária com grandes áreas, a topografia adequada para a produção da soja e a proximidade com o porto de Porto Velho são algumas das vantagens que estão fazendo com que o grão chame a atenção dos produtores para esta região. Para se ter ideia, o custo de uma saca de soja chega a ser de quatro a cinco reais menor pela proximidade com o porto", afirma

Parceiros

Os Dias de Campo de Soja 2016 são uma realização da Embrapa, contam com o patrocínio da Sementes Quati, Agropel Sementes, Ypameri Sementes, SOESP – Sementes Oeste Paulista, FMC, Central Agrícola, Bayer CropScience, Nufarm, BS&A – Bolsa de Sementes e Agronegócios e Dimicron. Conta ainda com o apoio do Programa Soja Livre, do Instituto Federal de Rondônia e da Idaron.

Fonte: Renata Siva

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)