Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Embrapa comemora 37 anos de inovações que revolucionaram a agricultura brasileira



Brasília - A liderança do Brasil na chamada agricultura tropical, atribuída e reconhecida mundialmente pela capacidade de inovação tecnológica demonstrada pelo país, muito se deve ao trabalho da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento,  que comemora 37 anos de existência, em solenidade a ser realizada às 16h30 na quinta-feira (29), em sua sede em Brasília (DF), com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
 
O trabalho de pesquisa conduzido pela empresa e por instituições parceiras que formam o Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária transformou a agricultura brasileira. Ampliou  o conhecimento sobre solo, clima, recursos naturais e técnicas agrícolas, gerando tecnologias capazes de revolucionar os padrões de produção. Nas últimas quatro décadas, observou-se o incremento acelerado da produtividade, a redução dos preços,  a melhoria da qualidade dos produtos agrícolas e a agregação de mais valor à produção. Novas tecnologias foram disseminadas e sistemas de produção sustentáveis, visando ao equilíbrio econômico, social e ambiental do país, recomendados.

O sucesso da contribuição da pesquisa agropecuária para o Brasil pode ser exemplificado pela expansão da cultura da soja nos cerrados, que hoje respondem por mais de 60 por cento da produção nacional do grão, a adaptação de fruteiras de clima temperado a regiões semiáridas; a obtenção de cultivares e de raças animais mais resistentes a doenças e a condições adversas de clima e solo e mais adequadas a diferentes sistemas de produção; o desenvolvimento de sementes imunes a pragas e de plantas e raças mais produtivas; a descoberta de insumos biológicos que reduziram o uso de produtos químicos nas lavouras; o aproveitamento sustentável de plantas exóticas e nativas; a obtenção de produtos alimentícios de maior qualidade nutricional.

Recursos Genéticos

Aos 37 anos, a empresa empreende esforços para atualizar e adequar áreas estratégicas, como a de pesquisa, de transferência de tecnologia e de gestão administrativa, ao próprio crescimento da importância da instituição nos cenários nacional e internacional. A empresa está ampliando sua atuação no exterior tanto em países em desenvolvimento quanto nos desenvolvidos, transferindo conhecimentos e acompanhando os avanços na ciência. No cenário nacional, estendeu sua presença aos estados do Mato Grosso, Tocantins e Maranhão e inaugura, no próximo mês, um novo centro em Brasília, destinado a estudos e treinamentos em agricultura tropical.

Entre suas prioridade para 2010,  elegeu o fortalecimento das pesquisas na área de Recursos Genéticos Vegetais, parte da biodiversidade que apresenta valor real ou potencial para a humanidade. O conhecimento dos recursos genéticos exóticos e nativos e sua associação a técnicas de melhoramento garantiram o êxito dos programas que mudaram o desenho da agricultura no Brasil. Serão investidos R$ 20 milhões em ações que visem a conservação e o uso sustentável dos recursos genéticos, incluindo os nativos do Brasil, país que detém um dos maiores patrimônios biológicos do mundo.

Durante a solenidade será realizada a entrega do Prêmio Frederico de Menezes Veiga; a assinatura de liberação dos recursos 2010 do PAC Embrapa para as Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Oepas); a disponibilização de minibibliotecas (kit composto por publicações impressas e programas em vídeo, personalizado para atender as demandas locais por informações tecnológicas);  acordo de cooperação com o Ministério da Ciência e Tecnologia  e protocolo de intenções com o Ministério da Pesca e Aquicultura.

Ciência para a Vida

Durante a solenidade também será realizada a abertura oficial da VII Exposição Ciência para a Vida que acontece até o próximo sábado (2 de maio) das 9h às 21h. Neste ano o evento tem como proposta estimular a descoberta de como a pesquisa agropecuária pode interferir e transformar a vida de milhares de brasileiros.

O Ciência para a Vida é uma oportunidade de mostrar à sociedade o que a Embrapa e instituições de pesquisa têm feito para melhorar a vida no campo e na cidade. Nesta edição, além de conferir os resultados da pesquisa agropecuária, os visitantes podem participar de atrações, encontros e debates inéditos. A exposição  homenageia também os 150 anos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e comemora os 50 anos de Brasília.


Fonte: Embrapa

Gente de OpiniãoDomingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)