Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Em dia decisivo, Câmara pode abrir o pré-sal


Gente de Opinião

247 – A votação do projeto que desobriga a Petrobras a atuar como operadora exclusiva nas explorações do pré-sal sob o regime de partilha será realizada nesta quarta-feira, disse o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Elaborado pelo chanceler José Serra, o projeto permite que empresas internacionais, como Shell, Exxon e Chevron, explorem o pré-sal desde que a Petrobras não exerça a preferência.

Embora a companhia estatal tenha prioridade, a tendência é que o presidente Pedro Parente, que recentemente disse haver "endeusamento" do pré-sal, abra espaço para concorrentes internacionais.

Para a Federação Única dos Petroleiros, projeto é entreguista.

Abaixo, reportagem da Reuters:

BRASÍLIA (Reuters) - A votação do projeto que desobriga a Petrobras a atuar como operadora exclusiva nas explorações do pré-sal sob o regime de partilha será realizada nesta quarta-feira, disse o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Diante de obstruções da oposição e da necessidade de realizar uma sessão do Congresso Nacional na noite desta terça, a análise da proposta foi adiada para a quarta.

Maia estimava iniciar a votação da proposta ainda nesta terça , mas no meio da tarde o líder do governo, Andre Moura (PSC-SE), já admitia a dificuldade de votar a matéria ainda nesta terça, uma vez que a pauta da Casa previa a votação de um outro projeto, sobre o Supersimples, antes da análise da proposta do pré-sal.

"Como a oposição já anunciou o kit obstrução e às 19h nós temos que encerrar por conta da sessão do Congresso Nacional, então a ideia é que a gente possa tentar adiantar o máximo possível o pré-sal hoje, e se não concluir até as 19h, suspende (a sessão da Câmara) ... e retomamos amanhã pela manhã", disse o líder.

Ainda assim, logo que assumiu a condução da sessão que já transcorria na Câmara, Maia chegou a anunciar que não encerraria os trabalhos até que o projeto fosse votado. "Se não encerrarmos, não tem Congresso hoje", disse Maia no plenário.

Abaixou o tom do discurso, depois, diante dos argumentos de líderes de bancada que defendiam a votação do projeto do Supersimples. Também citou a necessidade de votação de itens da pauta do Congresso.

O projeto desobriga a Petrobras de ser a operadora exclusiva em áreas do pré-sal sob regime de partilha, mas prevê que terá a preferência para operar blocos sob este regime.

Para a sessão conjunta do Congresso, marcada para as 19h, está prevista a votação de vetos presidenciais e de créditos orçamentários --dentre eles um que concede recursos para o Fundo de Financiamento Estudantil(Fies)--, além de emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2017.

Na quarta-feira, deputados também podem votar projeto que altera regras para a regularização de recursos não declarados mantidos no exterior, a chamada repatriação.

(Reportagem de Maria Carolina Marcello)

Gente de OpiniãoSábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)