Domingo, 16 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Eleições 2010: TSE libera registro de candidatura de Ronaldo Lessa



Ex-governador foi condenado, em 2006, por abuso do poder político. Candidato em Alagoas, ele teve registro barrado com base na ficha limpa

Débora Santos
Do G1, em Brasília


imprimir Por 5 votos a 2, os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concederam o registro de candidatura de Ronaldo Lessa (PDT), que concorre ao governo de Alagoas. Ele foi barrado com base na Lei da Ficha Limpa pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) e recorreu da decisão.

Ex-governador do estado, Lessa foi condenado, em 2006, por abuso de poder político nas eleições de 2004 e ficou inelegível por três anos. A defesa argumenta que a Lei da Ficha Limpa não pode ser aplicada no caso de Lessa porque a legislação entrou em vigor a menos de um ano das eleições. A norma proíbe a candidatura de políticos condenados em decisões colegiadas ou que renunciaram a mandato eletivo para escapar de cassação.

A advogada do candidato, Gabriela Rollemberg, afirmou que a ficha limpa promove violação da segurança jurídica. "O candidato é o primeiro colocado nas pesquisas e tenho certeza que sofreu grandes prejuízos com essa dúvida sobre o registro de candidatura", afirmou a advogada.

O julgamento foi interrompido na última terça-feira (28) pelo pedido de vista do ministro Aldir Passarinho Junior. A maioria dos ministros entendeu que, no caso de Ronaldo Lessa – condenado a partir de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), a inelegibilidade seria uma sanção e não uma consequência. Dessa forma, o candidato já teria cumprido a pena de três anos sem poder se candidatar. Ficaram vencidos os ministros Arnaldo Versiani e Aldir Passarinho Junior.

O relator do caso, ministro Hamilton Carvalhido, votou pela liberação do registro de Lessa. Segundo ele, depois de passado o prazo de recursos e cumprido tempo de inelegibilidade, Lessa poderia voltar à disputa nas urnas neste ano.

A Lei da Ficha Limpa aumentou de três para oito anos o período de inelegibilidade nos casos de político enquadrados pela nova norma, mas nesse caso, o TSE entendeu que a norma não poderia retroagir para agravar a sanção. "Os efeitos produzidos antes de entrar em vigor a nova lei não podem por ela ser atingidos", afirmou Carvalhido.
 

Gente de OpiniãoDomingo, 16 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Domingo, 16 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)