Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

ELEIÇÕES 2010: PT chama Serra de 'hipócrita' e Sérgio Guerra de 'jagunço da política'



GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

A direção do PT subiu o tom das críticas ao PSDB nesta quinta-feira em nota divulgada pelo atual presidente da legenda, Ricardo Berzoini, e pelo presidente eleito do partido, José Eduardo Dutra. Na nota, os petistas classificam o presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra, de "jagunço da política" depois que o tucano divulgou nota com duras críticas à ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) --pré-candidata do PT à Presidência da República.

Leia íntegra da nota do PT

Na nota, Dutra e Berzoini afirmam que Guerra agiu de forma "desqualificada, vil, caluniosa e grosseira" em relação a Dilma. "Isso merece repúdio de todos. A nota revela o desespero por que passa a oposição brasileira, incapaz de produzir um programa de governo que sensibilize os corações e as mentes dos brasileiros", afirmam.

Os petistas dizem, na nota, que a dura reação de Guerra mostra o "desequilíbrio" dos tucanos em ano eleitoral. "Recentemente, em entrevista à revista 'Veja', ele [Guerra] descuidou-se e revelou as verdadeiras intenções de seu partido em acabar com o PAC [Programa de Aceleração do Crescimento], o que deve ter lhe rendido severas reprimendas de seus pares", dizem Berzoini e Dutra.

Os dois classificam de "hipocrisia" a decisão do pré-candidato do PSDB à Presidência da República, governador José Serra (SP), de não entrar no bate-boca entre petistas e tucanos, que começou há três dias.

"O que mais salta aos olhos é a hipocrisia do candidato do PSDB, que ao mesmo tempo em que afirma estar 'concentrado no trabalho' e que 'não vai entrar em nenhum bate-boca eleitoral de baixaria', usa o presidente do seu partido como um verdadeiro jagunço da política para divulgar uma nota daquele teor. O PT reafirma que pretende fazer um debate de propostas e projetos, em alto nível, que permita ao povo brasileiro escolher o caminho mais adequado ao nosso país."

Bate-boca

Ontem, Guerra disse em nota que o PT é "doutor em terrorismo eleitoral". O tucano afirmou que o PAC, uma das principais plataformas de campanha da ministra Dilma, tem obras que "não passam de pedras fundamentais para servir de palanque eleitoral".

Na nota, o presidente do PSDB diz ainda que o PT "não respeita a lei eleitoral" e faz campanha com dinheiro público. Mais tarde, ao divulgar uma segunda nota, o senador endureceu o discurso e fez novos ataques à ministra.

Guerra disse que Dilma mentiu sobre seu currículo, sobre o PAC e sobre sua função. Segundo o tucano, a ministra "aposta na desinformação do povo e abusa da boa-fé do cidadão" e "apropria-se do que não é seu e vangloria-se do que não faz".

"Além de mentir, Dilma Rousseff omite. Esconde que, em 32 meses, apenas 10% das obras listadas no PAC foram concluídas --a maioria tocada por Estados e municípios. Cerca de 62% dessa lista fantasiosa do PAC --7.715 projetos-- ainda não saíram do papel", disse o senador.

Mais cedo, Berzoini havia afirmado, também por meio de nota, que o PSDB demonstra que está "descontrolado para a legítima disputa de projetos" que ocorrerá em 2010, ano eleitoral, e que o partido perde a oportunidade de ficar calado.

O embate entre petistas e tucanos teve início depois que Guerra disse, em entrevista à revista "Veja", que se os tucanos ganharem as eleições, acabarão com o PAC. Na terça-feira, Dilma rebateu a declaração de Guerra.

Ela afirmou que os tucanos sempre quiseram acabar com os programas do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Em 2006, foi a época que eles queriam acabar com o Bolsa Família. Agora o objetivo é acabar com obras como essa, que hoje estamos inaugurando, e isso nós não vamos deixar."

Gente de OpiniãoTerça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)