Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

ELEIÇÕES 2010: Dilma cresce com imagem associada a Lula, afirmam especialistas


 
A estratégia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de associar a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, às suas realizações de governo tem rendido dividendos eleitorais à pré-candidata petista à sucessão no Palácio do Planalto, subindo nas pesquisas de intenções de votos. É o que apontam cientistas políticos entrevistados neste domingo pela Agência Estado.

De acordo com eles, a última pesquisa Datafolha, que mostra queda na diferença porcentual entre Dilma e o virtual candidato tucano à disputa, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), sinaliza que a ministra, atualmente oscilando entre 19% e 23% das intenções de voto, pode chegar ao patamar dos 30% até junho do ano que vem.

O cientista político Humberto Dantas, conselheiro do Movimento Voto Consciente, creditou à "superexposição da ministra" o seu crescimento nas pesquisas eleitorais. Desde setembro deste ano, o PT está mobilizando um aparato para alavancar a pré-candidatura de Dilma, como a criação de um canal online de comunicação e a construção de um estúdio de TV no prédio que abriga a sua sede nacional, em Brasília. "A Dilma é candidatíssima desde o início do ano. Não perde um evento com o Lula e é estrela das inserções televisivas do PT", afirmou. "É bem provável que ela chegue aos 30% até o início das eleições, como quer o governo federal", acrescentou.

O mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP) e consultor do Movimento Voto Consciente, Sérgio Praça, observou que o salto de Dilma nas últimas pesquisas de intenções de voto se deve aos dividendos eleitorais colhidos no último programa partidário do PT, exibido no dia 10 em rede de rádio e TV e centrado nas figuras da pré-candidata e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Foi feita no programa uma aproximação muito grande entre a ministra e as realizações do presidente Lula", avaliou. "A Dilma tem potencial para crescer ainda mais nas pesquisas, e não por capacidade dela, mas por transferência de popularidade do presidente Lula", emendou.

Os especialistas políticos também comentaram as pequenas variações no desempenho de Serra nas últimas pesquisas eleitorais. O pré-candidato que vem oscilando pouco entre 37% e 39% das intenções de voto estacionou em relação aos oponentes e está cada vez mais próximo da ministra Dilma, segunda colocada na corrida eleitoral.

Para Sérgio Praça, a performance morna de Serra se deve ao fato de o governador paulista não ter admitido a pré-candidatura ao Palácio do Planalto, ainda que tenha sido impelido a fazê-lo após o governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), ter aberto mão da disputa, na quinta-feira passada "A demora do Serra em se assumir como candidato tem feito com que muita gente não saiba que ele está no páreo", observou.

Outra pré-candidata cujas intenções de voto têm variado pouco é a senadora Marina Silva (PV-AC). Mesmo com o apoio da ex-senadora e vereadora Heloisa Helena (PSOL) à sua eventual candidatura, a ex-ministra do Meio Ambiente não tem ganhado fôlego nas pesquisas eleitorais, ficando abaixo da marca dos 10% Sérgio Praça observou que tem atrapalhado o desempenho de Marina a impressão de que sua candidatura é unidimensional, ou seja, pautada apenas no discurso ambiental. "Se ela não desenvolver outros temas, vai terminar as eleições com um porcentual de, no máximo, 15%", disse o cientista.

Para Humberto Dantas, Marina Silva é uma pré-candidata ainda desconhecida do grande eleitorado, além de seu partido, o PV, contar com pouco alcance estadual. "Marina será coadjuvante no processo eleitoral, que será centrado em Serra e Dilma", afirmou. "A candidatura dela será uma alternativa aos insatisfeitos com as gestões do PT e do PSDB", acrescentou. 

Fonte: Bem Paraná

Gente de OpiniãoDomingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)