Terça-feira, 26 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Educar pessoas com deficiência é dever das redes pública e particular


Em artigo no jornal Folha de S. Paulo, dois procuradores de São Paulo discutem a inclusão de alunos com deficiência nas escolas particulares do País. Assinam o texto o procurador-geral de Justiça, Rodrigo César Rebello Pinho, e a procuradora de Justiça Vânia Maria Ruffini Penteado Balera, que também é coordenadora do Centro de Apoio das Promotorias Cíveis, do Idoso e da Pessoa com Deficiência.

Os articulistas abordam decisão polêmica da Justiça paulista – recentemente noticiada na mídia – segundo a qual não há legislação que obrigue as escolas particulares a acolherem pessoa com deficiências. Apenas a rede pública estaria obrigada a receber matrículas nessas condições.

De acordo com o artigo, é dever do Estado garantir o atendimento educacional especializado a essas pessoas, preferencialmente na rede regular de ensino. “A inclusão é um direito e tem de caminhar ao lado da educação.

O processo já está em curso e exige reflexão de toda a sociedade. Nada mais segregador que separar crianças da rede particular de ensino da convivência com a diversidade ou colocar tão-somente na rede pública crianças com deficiência, privando-as da convivência com as demais”, ressaltam os procuradores.

Fonte: Andi - (Folha de S. Paulo – SP, Rodrigo César Rebello Pinho e Vânia Maria Ruffini Penteado Balera)


 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)