Porto Velho (RO) quarta-feira, 11 de dezembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Dos 60 candidatos no 2º turno, 43 respondem a processo



Levantamento divulgado hoje (23) pelo Congresso em Foco revela que, dos 60 candidatos que vão disputar votos neste segundo turno das eleições municipais, 43 enfrentam processos na Justiça. Isso significa que 71,6% deles se apresentam ao eleitorado tendo pendências judiciais. Os 44 candidatos chegam à reta final das eleições somando, no total, pelo menos 249 ações.

Em 16 das 30 cidades onde haverá segundo turno, os dois candidatos que disputam a prefeitura respondem a processo em alguma instância do Judiciário. São elas: Belém (PA), Campina Grande (PB), Campos (RJ), Contagem (MG), Cuiabá (MT), Florianópolis (SC), Guarulhos (SP), Juiz de Fora (MG), Pelotas (RS), Petrópolis (RJ), Manaus (AM), Montes Claros (MG), Santo André (SP), São José do Rio Preto (SP), São Paulo (SP) e Vila Velha (ES).

Nos demais municípios – Anápolis (GO), Bauru (SP), Joinville (SC), Londrina (PR), Ponta Grossa (PR), Mauá (SP), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA) e São Bernardo do Campo (SP) –, um dos candidatos é citado como réu em, pelo menos, um processo.

Os dados são resultado de pesquisa feita pela reportagem nos sites do Supremo Tribunal Federal (STF), dos tribunais de Justiça e da Justiça Federal dos estados onde haverá disputa no próximo domingo.

Dentre os 249 processos encontrados pelo levantamento, os casos mais comuns referem-se a execuções fiscais, ações populares e processos por improbidade administrativa. Mas o Congresso em Foco também identificou processos contra os candidatos às prefeituras que tratam desde cobranças por dívidas de Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) – principal fonte de arrecadação dos municípios – até inquéritos por corrupção eleitoral e compra de votos, em tramitação no Supremo Tribunal Federal.

Veja a íntegra da reportagem, com a situação judicial de cada candidato, em www.congressoemfoco.com.br. A reprodução do conteúdo é autorizada desde que citada a fonte.

Fonte: Congresso em Foco

Mais Sobre Política - Nacional

Jaqueline Cassol cobra votação da MP que garante Revalida

Jaqueline Cassol cobra votação da MP que garante Revalida

A deputada federal Jaqueline Cassol (PP-RO) cobrou do presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ) a votação, antes que encerre o prazo, da Medida Provisórias cri

Supremo Tribunal Federal mantém decisão que proíbe gestantes em atividade insalubre

Supremo Tribunal Federal mantém decisão que proíbe gestantes em atividade insalubre

Por unanimidade e em ambiente virtual, o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou recurso da Advocacia-Geral da União (AGU) e manteve a decisão, tomada

Boa notícia: Lula dará ao velho amigo 1ª entrevista fora da prisão

Boa notícia: Lula dará ao velho amigo 1ª entrevista fora da prisão

Neste ano e meio que ele está preso, não tive condições de viajar a Curitiba e fiquei esperando o amigo sair da prisão para poder falar com ele, certo

Para Marcos Rogério, Sínodo da Amazônia não pode ser uma reunião política e ideológica

Para Marcos Rogério, Sínodo da Amazônia não pode ser uma reunião política e ideológica

O senador Marcos Rogério (DEM-RO) pediu nesta segunda-feira (14/10) cautela aos participantes do Sínodo da Amazônia, realizado no Vaticano. Para o p