Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

'Dona Folha' não sabe mais contar?


Gente de Opinião

“Milhares”, segundo a Folha de S. Paulo, participaram do protesto deste domingo contra Temer e a favor de novas eleições presidenciais. “A PM não fez estimativas do número de manifestantes, assim como não fizera anteriormente”, disse ainda o jornal paulista. Mas seu instituto de pesquisas, o Datafolha, “anteriormente” fazia estimativas do número de participantes dos protestos contra Dilma e a favor do impeachment, e algumas vezes eles até conflitaram com os números da PM ou com os dos organizadores. Agora, o Datafolha ficou de folga no domingo e não foi conferir quantos eram “os 40 ou 50 que quebram carro”, no dizer de Temer.

“Dona Folha, tá difícil te defender”, escreveu no jornal seu colunista Gregório Duvivier, a propósito do editorial pedindo repressão aos protestos anti-Temer, que por sinal foi atendido. A PM atacou manifestantes e até jornalistas em confronto na entrada de uma estação do metrô. Segundo Guilherme Boulos, do MTST, a polícia entrou na manifestação para provocar e não para garantir a integridade dos participantes. Hoje à tarde, parlamentares que participaram do ato, como Lindbergh Farias e Paulo Teixeira, vão denunciar a truculência policial.

Outra novidade é a volta dos “black blocs”. Os organizadores repudiaram a presença deles, dizendo que não eram bem vindos e pedindo que tirassem as máscaras. Eles surgiram do nada nas manifestações de 2013, sumiram durante os protestos pró-impeachment do final do ano passado e no início deste ano, e agora, com o golpe consumado, ressurgem nas manifestações anti-Temer e por eleições diretas. São claramente infiltrados por forças interessadas em criminalizar as manifestações.

Embora saiba muito bem distinguir uma coisa da outra, um colunista mais disciplinado da Folha, o secretário de redação Vinicius Mota, pontificou, reforçando os argumentos a favor da repressão. “A esquerda brasileira, da velha e da nova geração, não sepultou a violência política. Nas derivações subletradas do marxismo de hoje, o culto da revolução —o banho de sangue que abriria caminho para o mundo pacificado— deu lugar ao prazer estético da depredação e do confronto provocado com a polícia.”

“Dona Folha” publicou foto da maré vermelha na primeira página, mas reservou a manchete principal para um assunto aparentemente positivo para o governo Temer: “Arrecadação com repatriação deve chegar a R$ 70 bi”.  “Anteriormente”, o destaque seria para os “milhares”, se o alvo do protesto fosse o governo deposto.

Nesta batida, o tempo vai fechar mesmo. Os protestos só tendem a crescer, na medida em que o novo governo for mostrando sua cara. E a repressão, a se intensificar, por clara decisão do governo e para atender a clamores como o do Folha de S. Paulo.

Gente de OpiniãoDomingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)