Porto Velho (RO) quarta-feira, 18 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Dois ex-governadores disputam segundo turno em Alagoas



Yara Aquino

Agência Brasil,
Brasília - Na disputa eleitoral pelo governo de Alagoas, estado que detém os piores indicadores sociais do país, estão em cena dois candidatos familiarizados com o Palácio República dos Palmares, sede do Executivo alagoano.

O candidato com mais votos no primeiro turno (39,58%), Teotônio Vilela (PSDB), é o atual governador, e Ronaldo Lessa (PDT) busca o terceiro mandato no governo estadual.

Lessa conseguiu o apoio de Fernando Collor (PTB), com quem travou acirrada disputa pela vaga no segundo turno. Lessa teve 29,18% dos votos e Collor 28,81%, o que dá a dimensão da importância do apoio do ex-presidente.

O papel desempenhado pelos presidenciáveis na campanha dos candidatos ao governo de Alagoas está bem definido desde o primeiro turno. Do mesmo partido de José Serra, o PSDB, o candidato Teotônio Vilela faz questão de repetir em entrevistas que tem um bom relacionamento com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e que a diferença partidária não prejudicou a destinação de recursos federais ao estado.

Lessa tem a seu lado a candidata do PT, Dilma Rousseff, e Lula, que no primeiro turno gravou para ele um vídeo de apoio.

Apesar da pequena extensão territorial – é o segundo menor estado brasileiro –, Alagoas tem os piores indicadores sociais do país. Geração de emprego e renda, melhora do sistema educacional e da saúde estão entre os temas citados pelos candidatos em debates e entrevistas, na tentativa de mudar esse panorama.

Das 27 unidades da Federação, Alagoas é a que tem o pior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), a maior taxa de mortalidade infantil e a menor expectativa de vida, de acordo com os Indicadores Sociais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Alagoas tem cerca de 3 milhões de habitantes distribuídos por 102 municípios e 2 milhões de eleitores. É grande produtor de cana-de-açúcar e um dos maiores produtores de gás natural do Brasil.

Mais Sobre Política - Nacional

Governo Federal retoma projeto para erguer hidrelétricas no Norte

Governo Federal retoma projeto para erguer hidrelétricas no Norte

 Há pelo menos seis anos, setores do governo brasileiro estudam construir quatro grandes hidrelétricas, duas delas na Região Norte, uma delas em Rondô

Violência doméstica e familiar: agressor será obrigado a pagar todos os custos de serviços de saúde

Violência doméstica e familiar: agressor será obrigado a pagar todos os custos de serviços de saúde

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta segunda-feira o PL 2438/19 de autoria da deputada Mariana Carvalho (RO) e do deputado Rafael Motta que

Justiça partidária condena PT em Curitiba e blinda PSDB em São Paulo

Justiça partidária condena PT em Curitiba e blinda PSDB em São Paulo

Implacável para condenar lideranças do PT na República de Curitiba, a Justiça brasileira não mostra o mesmo furor para investigar e julgar os tucanões

FGTS: Anúncio sobre saques fica para a próxima semana, diz Onyx

FGTS: Anúncio sobre saques fica para a próxima semana, diz Onyx

O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou que o anúncio da liberação de saques das contas ativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviç