Segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011 - 16h23
Christina Lemos, colunista do R7*
O ministro de Minas e Energia, Edson Lobão, deve anunciar ainda nesta segunda-feira (7) José da Costa Carvalho como o novo presidente da Eletrobras, a principal estatal brasileira do setor elétrico.
O nome foi escolhido pela presidente Dilma Rousseff, que acelerou as trocas de comando nas empresas do setor para dar uma resposta política ao apagão que deixou oito Estados do Nordeste às escuras na semana passada. Ao trocar o comando da Eletrobras, Dilma dá mais uma prova de que quer minimizar ingerências políticas no setor, tratado como estratégico por seu governo.
No cargo tradicionalmente controlado pelo PMDB de Sarney assumirá agora um técnico: Carvalho, também conhecido como Costinha, foi presidente da Cemig e é próximo do Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comercio Exterior, Fernando Pimentel, amigo de Dilma desde a época em que lutavam contra a ditadura.
A escolha de Carvalho já estava em estudo, mas foi antecipada depois da crise política envolvendo o comando de Furnas e o apagão do Nordeste, que aprofundou o desgaste da relação da presidente com setores do PMDB.
O executivo substituirá José Antonio Muniz Lopes, ligado ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). O grupo do senador tem feito pressão para que Muniz Lopes assuma o comando da Eletronorte, mas Dilma tem dado sinais de que não atenderá a mais essa demanda peemedebista.
Na semana passada, a presidente confirmou Flávio Decat para presidência de Furnas. A escolha retira o poder de influência do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) sobre a estatal, e fortalece o PMDB do senado, já que o indicado seria ligado a Sarney.
*Com Mariana Londres, do R7, em Brasília
O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe
O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre
STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do
Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024
O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç