Sábado, 27 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Dilma reúne-se com senadores em busca de apoio


 

Paulo Victor Chagas – Repórter da Agência Brasil

A presidenta Dilma Rousseff reúne-se na noite desta segunda-feira (10) com os senadores da base aliada, na semana em que a Casa deve votar o projeto de lei que reduz as desonerações de empresas. Última matéria do ajuste fiscal, a proposta é o primeiro item de pauta do plenário do Senado.

Além do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e de líderes dos partidos aliados, o convite foi estendido a outros senadores. O jantar estava marcado para as 20h, mas os parlamentares começaram a chegar ao Palácio da Alvorada, residência oficial da presidenta, por volta das 19h. O vice-presidente e articulador político do governo Michel Temer, e os ministros da Aviação Civil, Eliseu Padilha, e da Casa Civil, Aloizio Mercadante, também estão presentes.

Após se encontrar hoje com Renan, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, que também estará presente no Alvorada, disse que os senadores e a equipe econômica buscam uma agenda de longo prazo que trate da etapa pós-ajuste fiscal. Segundo Levy, é preciso analisar quais são as medidas estruturantes necessárias para que o país promova um novo ciclo de geração de empregos e investimentos.

O projeto que está em pauta no Senado reduz a desoneração das empresas que receberam benefícios fiscais sobre a folha de pagamento no ano passado. A mudança significa reduzir a renúncia fiscal concedida pelo governo a alguns setores produtivos.

Na semana passada, durante a volta do recesso parlamentar, o Congresso retomou seus trabalhos com dificuldades entre o governo e parte da base aliada na votação de projetos que aumentam os gastos públicos, as chamadas pautas-bomba. Apesar dos apelos do governo, a Câmara dos Deputados aprovou a  proposta de emenda à Constituição (PEC) 443/09 que vincula o salário da Advocacia-Geral da União (AGU), dos procuradores estaduais e municipais e dos delegados das Polícias Civil e Federal à remuneração dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Edinho Silva, nesta semana, a presidenta se reúne com os presidentes dos partidos da base aliada com o objetivo de consolidar a base de apoio.

A votação veio mesmo após a presidenta se reunir na última segunda-feira (3), no retorno do recesso, com os aliados do governo na Câmara dos Deputados. De acordo com o senador Romero Jucá (PMDB-RR), o governo está tentando reconstruir as pontes com o Congresso Nacional. Jucá disse que vai participar do encontro na intenção de saber quais serão essas pontes.

*Colaborou Mariana Jungmann

Gente de OpiniãoSábado, 27 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Sábado, 27 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)