Domingo, 22 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Dilma recebe apoio no combate à corrupção


 A presidente Dilma Rousseff presidiu nesta quarta-feira pela primeira vez o desfile militar do Dia da Independência, ato em que recebeu demonstrações de apoio ao combate à corrupção, mas também pedidos de maior "firmeza".

No poder desde 1º de janeiro, a presidente que, em sua juventude, esteve presa durante dois anos por seus vínculos com grupos armados que combatiam a ditadura entre 1964 e 1985, é ainda a primeira mulher que, como comandante das Forças Armadas, autorizou o
início do desfile.

Como é tradição, a festa ocorreu na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, e atraiu cerca de 40 mil pessoas, muitas aproveitaram a ocasião para protestar contra a corrupção.

O protesto, embora não fosse partidário, serviu de apoio à luta que presidente defende contra a corrupção na esfera pública, que desde maio levou à renúncia do ministro-chefe da Casa Civil e os titulares das pastas de Transportes e Agricultura.

A manifestação, que se repetiu em outras cidades do país, foi convocada por ONGs pela internet e teve apoio da Ordem de Advogados do Brasil, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e da Associação Brasileira de Imprensa.

Esses organismos reconheceram o empenho de Dilma no combate à corrupção, mas em carta pública divulgada nesta quarta-feira exigiram ações "mais concretas" aos responsáveis dos três poderes da Nação, principalmente o Executivo.

Alguns dos participantes se concentraram em frente do Congresso e da Esplanada dos Ministérios, cujo acesso foi lavado com água e sabão.

Dilma chegou ao camarote presidencial no Rolls Royce "Silver Wraith" sem capota, que parou de ser fabricada em 1958, foi doado pela rainha Elizabeth II da Inglaterra em 1953 e desde então é usado pelos chefes de Estado brasileiros em algumas ocasiões especiais, como o ato de posse e o Dia da Independência.

Em seu percurso pela avenida, a presidente foi aclamada por boa parte da multidão que se reuniu para assistir ao desfile, que foi aberto por um grupo de atletas, entre eles o campeão olímpico e mundial de natação César Cielo.

Atrás dos esportistas desfilaram grupos culturais e crianças de escolas de Ensino Fundamental e Médio de Brasília que abriram caminho aos militares das Forças Armadas, entre os quais marcharam tropas que serviram na Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah).

O desfile encerrou com um espetáculo da "Esquadrilha da Fumaça", o grupo de aviões acrobáticos da Força Aérea Brasileira criado em 1952.

Dilma assistiu ao desfile ao lado de ministros, sua filha Paula e o neto Gabriel, que completará um ano nesta sexta-feira, mas não chegou a presenciar as arriscadas manobras dos pilotos, pois deixou o palanque oficial pouco antes do início do espetáculo.


Fonte: Rádio Jovem Pan com informações da Agência EFE

 

Gente de OpiniãoDomingo, 22 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Domingo, 22 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)