Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Dilma lança nesta segunda-feira programa de governo



Folha Online

Na última semana de campanha, a presidenciável Dilma Rousseff (PT) vai oficializar seu programa de governo, chamado de "Os 13 Compromissos Programáticos de Dilma Rousseff para Debate na Sociedade Brasileira".

A candidata lança nesta segunda-feira, em São Paulo, o texto que traz propostas genéricas, críticas ao discurso do tucano José Serra, além de promessas indiretas para se defender da polêmica do aborto. Há também outros pontos sensíveis ao PT, como o controle social da mídia, que foram contemplados nas duas versões anteriores protocoladas na Justiça Eleitoral.

A informação foi confirmada pelo coordenador do programa e assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência, Marco Aurélio Garcia. A coordenação da campanha ainda faz os últimos ajustes na proposta.

O primeiro dos 13 pontos, que foram revelados pela Folha em agosto, fala que um eventual governo Dilma vai expandir e fortalecer a democracia política, econômica e social garantindo "irrestrita liberdade religiosa, de imprensa, de expressão, pelo aprofundamento dos direitos humanos".

Essa foi a saída encontrada pela campanha para responder, por exemplo, aos boatos entre os religiosos envolvendo a candidata, que são apontados como um dos fatores que provocaram o segundo turno.

Nesta versão, não há referência direta ao aborto. O texto, que atualmente está no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), diz para tratá-lo como questão de saúde pública nos casos previstos em lei.

O programa preliminar, a que a Folha teve acesso, tem 15 páginas --seis de introdução e as outras com os 13 tópicos e um breve resumo de cada.

Na abertura, o texto ataca os discursos de Serra na área de saúde e sobre políticas socioeconômicas. Segundo o programa, não há novidade nas ações de Serra para a saúde, uma das principais bandeiras do tucano. "Tudo o que nossos adversários dizem que farão, o governo Lula já fez e Dilma continuará fazendo".

Na busca pelo eleitor de Marina Silva (PV), Dilma promete, na área ambiental, "vetar iniciativas que impliquem anistia a desmatadores ou redução de áreas de reserva legal e preservação permanente".

Para evitar críticas de que um governo Dilma contemplaria propostas das alas radicais do PT, o texto abandonou o controle social da mídia, a taxação de grandes fortunas e a redução da jornada de trabalho.
 

Confira abaixo os 13 compromissos de Dilma:

1. Expandir e fortalecer a democracia política, econômica e social]

2. Crescer mais, com expansão do emprego e da renda, equilíbrio macro-econômico, sem vulnerabilidade externa e desigualdades regionais.

3. Dar seguimento a um Projeto Nacional de Desenvolvimento que assegure grande e sustentável transformação produtiva do Brasil.

4. Defender o meio ambiente e garantir um desenvolvimento sustentável.

5. Erradicar a pobreza absoluta e prosseguir reduzindo as desigualdades. Promover a igualdade, com garantia de futuro para os setores discriminados na sociedade.

6. Governo Dilma será de todos os brasileiros e brasileiras e dará atenção especial aos trabalhadores.

7. Educação para a igualdade social, cidadania e desenvolvimento.

8. Transformar o Brasil em potência científica e tecnológica.

9. Universalizar a saúde e garantir a qualidade do atendimento do SUS.

10. Cidades: habitação, saneamento, transporte e vida digna e segura para os brasileiros.

11. Valorizar a cultura nacional, dialogar com outras culturas, democratizar os bens culturais e favorecer a democratização da comunicação.

12. Combater o crime e garantir a segurança dos cidadãos.

13. Defesa da soberania nacional. Por uma presença ativa e altiva do Brasil no mundo.
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Na tarde dessa segunda-feira (06), o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), Paulo Pimenta, esteve r

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)