Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Dilma faz primeira visita ao Nordeste



Renan Ramalho, do R7, em Brasília

Em sua segunda viagem oficial de trabalho no Brasil, a presidente Dilma Rousseff dará atenção à região onde nasceu o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e que deu a ela a maior porcentagem de votos na eleição do ano passado.

Nesta segunda-feira (21), ao desembarcar em Aracaju (SE) para o 12º Fórum de Governadores do Nordeste, Dilma receberá de dez governantes locais um pedido para que a União continue a investir na região, a que mais cresceu na era Lula.

O maior temor é o corte de R$ 50 bilhões nas despesas previstas no Orçamento deste ano. Será este o foco central da primeira reunião, hoje à tarde, quando os governadores esperam receber garantias de que a presidente irá proteger o Nordeste da tesourada, com atenção especial para a área de infraestrutura.

Entre as obras prioritárias já em andamento estão a duplicação da BR 101, que liga o Rio Grande do Norte à Bahia, as ferrovias Transnordestina e Leste-Oeste, que cruzam e ligam a região ao resto do país para transporte de cargas, a transposição do rio São Francisco, além de apoio para a atração de investimentos privados.

O anfitrião do evento, o governador de Sergipe, Marcelo Déda (PT), manifesta o temor com os cortes e diz que a expectativa é por uma “atitude estratégica” da presidente Dilma com respeito à região.

- O detalhamento desse corte é que vai nos revelar até que ponto a região e seus projetos estratégicos vão ser atingidos. Os investimentos que estão em andamento, sejam do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) ou não, devem ser preservados. O preço do reajuste não pode ser a repressão ou a frustração da economia do Nordeste. Agora que nós começamos a crescer, ninguém nos chame para parar.

Área social

Outro foco de atenção é a continuidade e reforço dos programas sociais. A própria presidente vem destacando em pronunciamentos o compromisso de erradicar a miséria em seu mandato. Déda chama a atenção para o fato de a região ainda ser a que mais concentra população pobre do país, mas rechaça a ideia de que o Nordeste represente um problema.

- Não queremos privilégios, mas que as nossas diferenças sejam levadas em conta. Ter as condições de mostrar que nós somos parte da solução, não um problema isolado. Talvez aqui o problema da miséria tenha um peso maior que em outras regiões, então que a solução tenha um peso maior.

Outros temas que podem entrar em discussão é a necessidade de mais recursos para a saúde e a redistribuição dos royalties do pré-sal, impostos pagos pelas empresas que exploram petróleo na costa brasileira.

Na saúde, alguns governadores, desde a eleição do ano passado, já defendem uma nova fonte de recursos para bancar custeio e investimentos. Uma das ideias, defendidas principalmente por governadores do PSB, como Cid Gomes (Ceará) e Eduardo Campos (Pernambuco), é a recriação da CPMF, tributo derrubado em 2007 que recolhia parte de todas as transações financeiras.

Já a discussão sobre royalties foi adiada pelo governo passado por causa da eleição. O tema desperta enfrentamento entre Estados, já que atualmente apenas os produtores recebem o dinheiro, deixando os demais à míngua.

O evento terá duração de quatro dias e Dilma só participa da abertura, hoje. Por causa do tempo reduzido, é possível que saúde e pré-sal fiquem fora dos pedidos.

Participarão os nove governadores do Nordeste: além de Marcelo Déda (Sergipe), estarão Rosalba Ciarlini (Rio Grande do Norte), Teotônio Vilela (Alagoas), Jaques Wagner (Bahia), Cid Gomes (Ceará), Roseana Sarney (Maranhão), Ricardo Coutinho (Paraíba), Eduardo Campos (Pernambuco), e Wilson Martins (Piauí).

O governador Antônio Anastasia (Minas Gerais), foi convidado especialmente, já que a parte norte do Estado tem características similares às do Nordeste.

 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)