Sexta-feira, 19 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Dilma enfatiza luta de mulheres para conquistar direitos


 Luciana Lima
 Agência Brasil

Joinville – A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, participou hoje (13) de um comício em Joinville (SC), ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ela enfatizou a participação das mulheres na política, usou um tom mais emocional e pediu voto para a candidata Ideli Salvatti ao governo de Santa Catarina e para os candidatos da legenda ao Senado.

“Quem conquistou o direito de uma mulher ser presidenta desse país foram as milhões de mulheres catarinenses, brasileiras, donas de casas, empregadas domésticas, trabalhadoras que saíram de seus lares e foram trabalhar, voltaram para seus lares e foram criar seus filhos simultaneamente”, disse Dilma.

A candidata voltou a afirmar que ela não tem “direito de errar” como presidente da República pelo fato se ser mulher, da mesma forma que Lula não teve o direito por ser um torneiro mecânico. “Eu também não tenho o direito de errar, porque senão vão dizer: olha, é uma mulher e está errando. Então eu também não posso errar”, disse. Ela estava com o pé direito imobilizado. Lesionou o ligamento pela manhã, ao se exercitar em uma esteira, de acordo com sua assessoria.

Logo após a fala de Dilma, o presidente Lula adotou um tom agressivo ao falar dos recursos federais que foram enviados para Santa Catarina no ano passado e disse que pedirá uma investigação da Controladoria-Geral da União (CGU) sobe a aplicação do dinheiro.

“Quando houve as enchentes no Vale do Itajaí, duvido que um governo agiu com tanta rapidez para ajudar os nossos irmãos que estavam debaixo d'água. Só não sei se o dinheiro foi aplicado para aquilo que nós mandamos”, disse Lula. “Eu sei que agora tem gente dizendo que o dinheiro não veio. Vou pedir para a Controladoria-Geral da União fazer uma investigação do dinheiro federal para saber onde esse dinheiro foi parar”.

Lula citou a família Bornhausen. “Os Bornhausen não podem vir disfarçados de cordeiro, porque nós já conhecemos os Bornhausen. Nós sabemos as histórias deles”, disse Lula que também não poupou de críticas ao ex-governador. "Quando Luiz Henrique foi eleito governador de Santa Catarina, eu achei que fosse pra mudar, mas ele trouxe de volta o DEM, que nós precisamos extirpar da política brasileira"

O PT classificou o encontro de Joinville como o “comício da virada”. As pesquisas eleitorais indicam Ideli em terceiro lugar, atrás da candidata Ângela Amin (PP) e de Raimundo Colombo (DEM) que lidera a disputa, com apoio do ex-governador Luiz Henrique da Silveira (PMDB).

Já na disputa pela Presidência, o desempenho de Dilma está melhor que o do tucano José Serra em Santa Catarina. Na pesquisa Ibope, Dilma obteve 33% das intenções de voto na consulta espontânea, enquanto Serra obteve 29%. A candidata do PV, Marina Silva teve 5%.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 19 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Gente de Opinião Sexta-feira, 19 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)