Porto Velho (RO) segunda-feira, 23 de setembro de 2019
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Dilma diz que fará gestão municipalista


 
Luciana Lima*
 
Agência Brasil,
Brasília – Ao participar de um encontro com prefeitos mineiros e de capitais estaduais do país, hoje (23), em Belo Horizonte, a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, disse que, se eleita, vai propor um piso para os repasses do fundo de participação dos municípios (FPM). De acordo com Dilma, essa é uma das formas de se fazer uma gestão municipalista, orientação que pretende adotar em seu governo.

“Se eu for eleita, meu governo terá uma gestão municipalista. Não é possível um Brasil rico, com municípios pobres e sem desenvolvimento. É preciso dar continuidade ao projeto do presidente Lula”, disse Dilma, na reunião que contou com 18 prefeitos de capitais estaduais e cerca de 250 prefeitos de municípios de Minas Gerais.

O piso servirá para compensar eventuais perdas dos municípios devido a reduções pontuais de impostos, como ocorreu, recentemente, como o Imposto sobre Produtos Importados (IPI) para os automóveis e para eletrodomésticos da linha branca.

Dilma citou o Bolsa Família como exemplo de parceria que o governo pretende fazer com as prefeituras. “O governo dá a verba e são as prefeituras que vão fazer a gestão e distribuição do Bolsa Família”, disse a candidata que também destacou a intenção de aumentar a cobertura do programa. "Quero que o Bolsa Família tenha cobertura de 100%. Hoje, nem todas as famílias que precisam tem essa cobertura”.

No encontro, Dilma recebeu apoio do presidente do PV de Minas Gerais, José Fernando de Oliveira. Ele disse que pesou em sua decisão o fato de Dilma ter dito que vai redefinir o marco regulatório da área de mineração. Uma nova forma de distribuição de royalties é uma reivindicação do PV e também de prefeitos de municípios produtores de minérios. Dilma também recebeu apoio da prefeita de Natal, Micarla de Sousa, do PV.

O dramaturgo mineiro Pedro Paulo Cavas entregou a Dilma, durante o encontro que contou com a presença de cerca de 3 mil pessoas, uma lista de apoio, com 300 assinaturas de artistas mineiros.


 

Mais Sobre Política - Nacional

Governo Federal retoma projeto para erguer hidrelétricas no Norte

Governo Federal retoma projeto para erguer hidrelétricas no Norte

 Há pelo menos seis anos, setores do governo brasileiro estudam construir quatro grandes hidrelétricas, duas delas na Região Norte, uma delas em Rondô

Violência doméstica e familiar: agressor será obrigado a pagar todos os custos de serviços de saúde

Violência doméstica e familiar: agressor será obrigado a pagar todos os custos de serviços de saúde

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta segunda-feira o PL 2438/19 de autoria da deputada Mariana Carvalho (RO) e do deputado Rafael Motta que

Justiça partidária condena PT em Curitiba e blinda PSDB em São Paulo

Justiça partidária condena PT em Curitiba e blinda PSDB em São Paulo

Implacável para condenar lideranças do PT na República de Curitiba, a Justiça brasileira não mostra o mesmo furor para investigar e julgar os tucanões

FGTS: Anúncio sobre saques fica para a próxima semana, diz Onyx

FGTS: Anúncio sobre saques fica para a próxima semana, diz Onyx

O ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou que o anúncio da liberação de saques das contas ativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviç