Sábado, 27 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Deputados falam sobre Pacto Federativo na ALE


 
Deputados apresentaram quatro propostas para alterar a Constituição que possibilitará maior autonomia aos Estados e aumentando o poder da população

A sessão ordinária desta quarta-feira (12) foi transformada em comissão geral para ouvir deputados de Santa Catarina em visita a Assembleia Legislativa, que apresentaram a proposta do Fórum Parlamentar do Pacto Federativo, com o objetivo de aumentar as prerrogativas constitucionais das Assembleias Legislativas.

Foi apresentado um vídeo sobre a ampliação da autonomia dos estados e municípios e do poder do cidadão. A proposta possui fundamento legal na Constituição Federal, através de seu artigo 60, que reza que a Constituição poderá ser emendada mediante proposta “de mais da metade das Assembleias Legislativas das unidades da Federação, manifestando-se, cada uma delas, pela maioria relativa de seus membros”.

O deputado Fernando Coruja (PMDB-SC), apresentou a proposta de alteração do Pacto Federativo, que necessita mudar a Constituição e a qual está calcada em quatro propostas básicas que irão fortalecer Estados e municípios.

As quatro propostas são: a autonomia para os Estados legislarem sobre a descriminalização, propaganda comercial e agronegócio, a possibilidade de incluir e modificar sobre os impostos e sua distribuição para os estados e municípios, permitir que eleitores apresentem emendas à Constituição e a quarta proposta de tornar obrigatória a destinação de 10% da receita corrente bruta da União para investimentos em saúde pública.

Segundo o parlamentar é preciso fortalecer o poder da população e para isso é necessário que seja alterada a Constituição Federal.

O relator da proposta Kennedy Nunes (PSD-SC), apresentou ponto a ponto a alteração proposta na Constituição e o que muda na vida do cidadão. Dentre elas, pede o deslocamento das seguintes matérias, para competência legislativa concorrente entre União e as Assembleias Estaduais, como agrário, águas, energia, trânsito, transporte, jazidas, minas e outros recursos minerais; sistemas de consórcios e sorteios e propaganda comercial.

Essa mudança garante aos estados a regionalização de condutas no âmbito de seu território, fortalecendo a autonomia.

Kennedy Nunes pediu a união dos deputados de todo país, pois só assim o governo federal poderá alterar a forma de gastos e investimentos em várias áreas da sociedade. Destacou a necessidade do fortalecimento do Poder, mas que a proposta precisa de assinaturas e, além disso, da defesa das autoridades para aprovação do projeto de resolução. Ao encerrar, Kennedy deixou em aberto a possibilidade de os deputados de Rondônia apresentar novas propostas que podem ser inseridas no projeto.

O deputado estadual do Amazonas Francisco Souza (PSC) agradeceu a acolhida da Assembleia Legislativa de Rondônia e salientou que o pacto federativo começou pelo Norte e acredita que a Casa se unirá a esta causa, que é justa e não podemos perder a oportunidade de mudar a Constituição e fortalecer todos os estados. Pediu que até setembro se consiga realizar uma audiência pública para tratarmos da BR 319. “A união faz a força”, finalizou.

Apoio

O presidente da Assembleia Legislativa Maurão de Carvalho (PP) dedicou total apoio as mudanças apresentadas. Solicitou a criação de uma comissão de deputados de Rondônia para visitar o Amazonas em busca de conhecer melhor a proposta e apresentar novas ideias, que visam ampliar o atendimento do cidadão.

O deputado Luizinho Goebel (PV) parabenizou e agradeceu a visita da comissão a Assembleia de Rondônia. Lembrou da visita já feita ao Estado de Santa Catarina em busca de conhecer melhor o Código Florestal daquela unidade. Disse que essa nova missão pode ser árdua, mas o importante é que Santa Catarina sabe exatamente como agir para melhorar a vida das pessoas.

Edson Martins (PMDB) afirmou ser um deputado municipalista e no país a distribuição de renda é perversa. Por este motivo, esta proposta de mudança é muito importante para que ocorra a efetiva melhora na educação brasileira. Garantiu o apoio da Casa a proposta.

Alex Redano (SD) afirmou que o momento pelo qual passa o país a proposta é oportuna e positiva. Para ele a união das assembleias pode ser muito positivo para o país. Por isso, “devemos somar com Santa Catarina nesta empreitada”.

Adelino Follador (DEM) disse que a proposta é difícil, porém é uma forma de provocar o governo federal a atender os estados de forma mais eficaz. Afirmou ser um grande apoiador e que vai assinar o projeto de resolução, por entender que essa união vai refletir diretamente na vida das pessoas.

Dr. Neidson (PTdoB), citou o exemplo de Guajará-Mirim que tem uma fronteira, via hidrovia, mas é considerada uma fronteira terrestre, apesar da falta de ponte. Disse que o governo federal está impondo o transporte através de uma balsa e que isso já tem gerado desemprego na região. Garantiu ser de suma importância ganhar essa autonomia para os Estados.

Rosângela Donadon (PMDB) parabenizou os deputados catarinenses pela iniciativa e salientou que Rondônia não será diferente e apoiará o projeto que irá beneficiar e fortalecer as assembleias de todo país.

Laerte Gomes afirmou que o Pacto Federativo será mais justo para todos os estados. Por isso “o tema é extremamente relevante e estaremos juntos nesta jornada”.

O deputado Kennedy, ao finalizar a reunião, passou às mãos do presidente da Assembleia Legislativa uma réplica da ponte Hercílio Luz, em Florianópolis. O deputado Maurão garantiu até terça-feira a votação dentro da Casa da proposta desta Lei.

Fonte:  Geovani Berno e Elaine Maia 

Gente de OpiniãoSábado, 27 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Sábado, 27 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)