Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Deputados divergem sobre mudanças nas regras de atuação da Petrobras no pré-sal



Deputados governistas e oposicionistas divergiram, há pouco, sobre o projeto que permite à Petrobras optar por participar ou não como operadora única de todos blocos de petróleo na camada pré-sal pelo regime de partilha (PL 4567/16). A proposta está em análise no Plenário da Câmara.

Enquanto deputados de partidos de oposição sustentam que a proposta sinaliza a entrega do petróleo brasileiro a multinacionais, deputados da base governista e favoráveis ao projeto argumentam que a estatal brasileira está endividada e não tem saúde financeira para arcar com os investimentos necessários. 

Atualmente, a Lei 12.351/10, que institui o regime de partilha, prevê a participação da estatal brasileira em todos os consórcios de exploração de blocos na área do pré-sal com um mínimo de 30% e na qualidade de operadora. Ou seja, pela lei atual, a Petrobras é quem responde por todas as atividades de exploração, avaliação, desenvolvimento, produção e desativação das instalações.

Desmonte da Petrobras
Para o deputado Carlos Zarattini (PT-SP) o projeto simboliza o desmonte da Petrobras. “A Petrobras, ao contrário do que dizem, não está falida. A empresa já recuperou seu caixa e vem recuperando as perdas decorrentes da defasagem de preços”, disse.

Zarattini também comentou que a empresa está batendo recordes de produção. “Os poços do pré-sal, cuja estimativa era gerar 15 mil barris/dia, estão produzindo 25 mil barris/dia e, em alguns casos, 40 mil barris dia”, afirmou.

Agenda entreguista
Líder do PCdoB, o deputado Daniel Almeida (BA) disse que o projeto faz parte de uma agenda entreguista e que desmonta o estado brasileiro. “A proposta busca retirar a Petrobras da produção de um recurso que é estratégico para o País e que servem para financiar a saúde e a educação”, criticou.

“Isso significa, por exemplo, que só no campo de Libra, o Brasil teria deixado de direcionar R$ 50 bilhões para a educação se esse projeto já tivesse sido aprovado”, acrescentou.

Quebrou a Petrobras
Por outro lado, o deputado Delegado Edson Moreira (PR-MG) disse que o governo petista quebrou a Petrobras, e defendeu o fim da exclusividade da Petrobras em todos os campos do pré-sal. “A Petrobras, em certos casos, não pode arcar com os investimentos, não tem dinheiro, já está vendendo ativos”, disse. “É de suma importância que a iniciativa privada participe e gere dividendos ao País”, defendeu Moreira.

Também favorável ao projeto, o deputado Rocha (PSDB-AC) culpou o PT pelo atual nível de endividamento da Petrobrás. “Os noticiários dão conta de que o PT empurrou para o bolso do brasileiro a conta da roubalheira na Petrobras. Hoje a Petrobras não tem mais condições de explorar todos esses campos sozinha”, avaliou Rocha.

Defesa da partilha
Por fim, também com críticas ao projeto, o líder do PDT, deputado Weverton Rocha (MA), defendeu a manutenção do atual regime de partilha. “O objetivo do regime de partilha é permitir ao governo brasileiro controlar do processo de exploração do Petróleo”, alertou.

Fonte: Agência Câmara

Gente de OpiniãoSábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Sábado, 20 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)