Quinta-feira, 12 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Deputados defendem regras de mineração em terra indígena



Os deputados presentes à audiência pública da comissão especial que analisa o Projeto de Lei 1610/96, do Senado, que regulamenta a exploração de recursos minerais em terras indígenas, foram unânimes na defesa dessa regulamentação.

Na concepção do deputado Asdrubal Bentes (PMDB-PA), o projeto vem em boa hora. Para ele, "se essa atividade não for legalizada, vai se intensificar a exploração predatória, o contrabando, como já ocorre".

A deputada Maria Helena (PSB-RR) também ressaltou que a maior preocupação hoje é realmente com a exploração clandestina dos minérios, o que torna urgente a regulamentação.

Processo simplificado
Na opinião do deputado João Almeida (PSDB-BA), a regulamentação é importante, mas o processo deve ser simplificado. Segundo ele, "se todas as exigências previstas no projeto em discussão forem atendidas, o processo de permissão de garimpo duraria 214 anos". O deputado também criticou o excesso de preocupação com a preservação ambiental nessas áreas, uma vez que "qualquer quebra de equilíbrio natural gera impacto".

O relator da proposta na comissão, deputado Eduardo Valverde (PT-RO), argumentou que as medidas em discussão não são diferentes das adotadas em outros países, como a Austrália e o Canadá. "As exigências para a mineração em terras indígenas são sempre rigorosas, uma vez que a atividade envolve questões mais amplas que a exploração de uma área particular. Deve-se levar em conta um outro fator, além do econômico, que é a preservação da cultura, das tradições das comunidades tradicionais", argumentou.

Fonte: Agência Câmara

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 12 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação

Gente de Opinião Quinta-feira, 12 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)