Domingo, 28 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Deputado prepara um discurso anti-Jarbas na Câmara



Velho adversário de Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) na política pernambucana, o deputado Silvio Costa (PMN-PE) decidiu chamar o senador para a 'briga'.

Em telefonema a Michel Temer (SP), presidente da Câmara e do PMDB, Silvio Costa pediu horário para discursar da tribuna na próxima semana.

Afirma que vai "mostrar quem de fato é o senador" Jarbas Vasconcelos. Acusa-o, por exemplo, de ter feito caixa dois no início da década de 90.

Nessa época, Silvio Costa era vereador no Recife. E já se estranhava com o prefeito Jarbas.

Depois, eleito deputado estadual, Silvio Costa integrou-se na Assembléia Legislativa pernambucana à bancada que fazia oposição ao governador Jarbas.

Agora, a bordo de um mandato de deputado federal, Silvio Costa pega em lanças contra o senador Jarbas.

Os primeiros tiros do desafeto foram disparados num instante em que Jarbas se encontra em Lisboa.

Coube ao também deputado federal Raul Henry (PE), secretário-geral do PMDB de Pernambuco, sair em defesa de Jarbas.

Segundo Henry, Costa move-se por encomenda. Estaria a serviço dos opositores de Jarbas na política pernambucana, à frente o governador Eduardo Campos (PSB).

Aliado incondicional de Jarbas, Henry diz que Costa "não faz outra coisa em seu mandato que não seja prestar serviço fazendo trabalho sujo".

"Silvio Costa é conhecidamente um político irresponsável e leviano", disse Raul Henry. "Ele está desqualificado para esse debate [sobre ética]..."

"...Tenta atingir moral e pessoalmente o senador Jarbas. Não vamos entrar nesse debate com ele. Ele não merece entrar nesse debate".

Silvio Costa não se deu por achado: "Lamento que o deputado Raul Henry tente explicar o inexplicável..."

"...Não fiz nenhuma acusação no campo pessoal ao senador Jarbas. Fiz apenas uma releitura do passado do senador..."

"...Proponho ao deputado Raul Henry que fiquemos no debate político. Mas, se ele quiser ir para o campo pessoal, eu jogo qualquer jogo com ele".

Em Brasília, Silvio Costa é fiel soldado do consórcio partidário que dá suporte congressual a Lula. Pega em lanças, sobretudo, nas CPIs.

Na CPI dos Cortões Corporativos, por exemplo, foi um dos mais ferrenhos defensores do Planalto e da ministra Dilma Rousseff.

Ao manifestar o desejo de ocupar a tribuna da Câmara na semana que vem, Silvio Costa tenta empanar um discurso anticorrupção que Jarbas fará no Senado.

A favor do senador pesa um fato: não há vestígio de processo judicial ou de ação do ministério público que tenha Jarbas Vasconcelos como réu ou acusado.

Fonte: Josias de Souza/Folha de São Paulo 

Gente de OpiniãoDomingo, 28 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Na tarde dessa segunda-feira (06), o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), Paulo Pimenta, esteve r

Gente de Opinião Domingo, 28 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)