Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Deputado pede força-tarefa para combater cocaína entre índios da Amazônia


 Vladimir Platonow
Agência Brasil


Rio de Janeiro - O vice-presidente da Comissão dos Direitos Humanos da Câmara, deputado federal Sebastião Bala Rocha (PDT-AP), defendeu hoje (25) o envio de uma força-tarefa para a região do Alto Solimões, no Amazonas, para combater o tráfico e o consumo de drogas entre os indígenas.

Rocha afirmou que vai apresentar até quinta-feira (27) uma indicação legislativa sugerindo ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a criação de uma força-tarefa para reforçar o trabalho da Polícia Federal (PF) com a participação das Forças Armadas.

“O objetivo é eliminar as plantações que foram identificadas e combater com rigor o tráfico que acontece na fronteira e que tende a prosperar com o vácuo de poder”, disse, em entrevista à Agência Brasil. “As forças de segurança têm que trabalhar em conjunto e de forma articulada, assim como acontece no combate ao crime organizado nas grandes cidades.”

Sebastião Bala Rocha também pretende apresentar requerimento para a realização de uma audiência pública da Comissão dos Direitos Humanos sobre o assunto. De acordo com a assessoria de comunicação do deputado, serão convidados o administrador da Fundação Nacional do Índio (Funai) para o Alto Solimões, Davi Félix Cecílio, o delegado titular da PF de Tabatinga, Giovanni Lopes, o comandante do 8o Batalhão de Infantaria de Selva (8o BIS), tenente-coronel Antônio Élcio Franco Filho, e o delegado-geral da Polícia Civil do Amazonas, Vinícius Diniz. Também será convidado o ministro da Defesa, Nelson Jobim.

O alastramento do uso de cocaína e o tráfico de drogas entre indígenas do Alto Solimões foi denunciado pelo administrador da Funai em Tabatinga à reportagem da Agência Brasil e da TV Brasil.

Segundo Cecílio, a cocaína está presente nas 230 comunidades indígenas da região. Em entrevistas, índios de diversas aldeias próximas a Tabatinga confirmaram o problema.

O deputado Sebastião Bala Rocha disse que sua intenção é sensibilizar o governo: “Isso deverá motivar o presidente Lula e o ministro da Defesa, Nelson Jobim, a adotarem as devidas providências.”

Ele alertou para a necessidade de melhorar a presença do Estado brasileiro nas fronteiras, a fim de não abrir espaço para a atuação do narcotráfico e até mesmo de grupos como as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

“Essa preocupação com relação ao crime organizado está no mesmo nível da preocupação com a internacionalização [da Amazônia]”, disse. “Utilizar índios no narcotráfico e aliciá-los como consumidores é uma das maneiras mais aviltantes de usurpar os seus direitos humanos. Por isso, há necessidade de o governo federal tomar medidas urgentes e duras, para não deixar isso prosperar. Esse caso de Tabatinga requer uma reação bastante drástica.”

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Na tarde dessa segunda-feira (06), o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), Paulo Pimenta, esteve r

Gente de Opinião Quarta-feira, 24 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)