Segunda-feira, 11 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Depoimento de Perillo deverá durar mais de cinco horas


A CPI do Cachoeira vai receber nesta terça-feira (12) o depoente mais esperado desde o silêncio do bicheiro Carlinhos Cachoeira: o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB). Com maioria governista, a comissão não deve poupar perguntas ao governador. E, da parte de Perillo, a intenção também é falar.

O governador chegou a comparecer à CPI em maio para tentar, sem sucesso, antecipar sua defesa.

O resultado do depoimento desta terça, segundo avaliação dos parlamentares da oposição e da base aliada, será um depoimento de, no mínimo, cinco horas.

A CPI do Cachoeira investiga a suposta organização criminosa comandada pelo bicheiro, que seria “sócio oculto” da Delta, por meio de empresas de fachada. Ele teria comparsas no governo de Goiás que o ajudariam a desviar dinheiro público para a construtora.

O deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP) salienta que, além de perguntar sobre a venda de uma casa a interlocutores de Carlinhos Cachoeira, deputados e senadores governistas vão indagar Perillo sobre suposto envolvimento de Cachoeira com servidores do seu governo.

— Ele vai ter que explicar o controle que Carlinhos Cachoeira tinha no Detran, na Polícia Militar e na Secretaria de Obras de Goiás. Além disso, tem o imbróglio da casa. Isso é muito grave.

Colega de legenda de Perillo, o deputado Fernando Francischini (PSDB-PR) mantém o discurso de que os tucanos têm muito interesse no depoimento do governador de Goiás.

— Eu mesmo vou fazer perguntas a Perillo. Queremos saber como foi a operação da venda da casa. Se as respostas não forem esclarecedoras, certamente o PSDB fará uma reunião para avaliar os próximos passos.

Venda da casa

Um dos principais pontos a ser esclarecido por Perillo é a venda de uma casa de luxo em Goiânia a interlocutores do bicheiro Carlinhos Cachoeira. Foi nesse imóvel que o bicheiro foi preso em 29 de fevereiro, durante a operação Monte Carlo, da Polícia Federal. As investigações desvendaram um esquema de jogos ilegais e o elo do bicheiro com a construtora Delta.

Perillo afirmou ter recebido três cheques pela venda da casa, comprada pelo empresário Walter Paulo Santiago. Segundo ele, o ex-vereador Wladimir Garcez foi o intermediador do negócio. Garcez alega que fez um empréstimo com Cachoeira e com o ex-diretor da Delta no Centro-Oeste, Cláudio Abreu, para efetuar a compra.

De acordo com o ex-vereador, o pagamento foi feito com três cheques. Já o empresário Walter Paulo Santiago contou aos parlamentares da CPI que comprou a casa em dinheiro vivo.

Outras denúncias

Perillo também será indagado sobre as denúncias do radialista Luiz Carlos Bordoni. O jornalista afirma ter recebido o pagamento pelos serviços prestados à campanha eleitoral de Perillo da empresa de fachada Alberto & Pantoja Construções, controlada por Cachoeira.

Além disso, os parlamentares vão questionar o governador sobre a ligação entre a ex-chefe de seu gabinete e Carlinhos Cachoeira. Segundo investigação da PF, ela teria recebido um celular do contraventor para repassar informações sobre investigações policiais que beneficiavam políticos ligados a Cachoeira.

Funcionários do Detran, da Polícia Militar e da Secretaria de Obras de Goiás seriam braços políticos do esquema supostamente comandado por Carlinhos Cachoeira, como meio de desvio de dinheiro público.

O depoimento de Perillo no Congresso Nacional está marcado para às 10h15 desta terça-feira.

Fonte: Isabela Azevedo, do R7
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 11 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Gente de Opinião Segunda-feira, 11 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)