Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Delcídio: 'minha gravação é uma Disney comparada a de Jucá'


Delcídio: 'minha gravação é uma Disney comparada a de Jucá' - Gente de Opinião

247 - O ex-senador Delcidio do Amaral, que foi acusado de tentar obstruir as investigações da Operação Lava Jato e que teve sua cassação agilizada após uma manobra do ex-ministro do Planejamento Romero Jucá, que apresentou um requerimento de urgência para a sessão que votou pelo afastamento de Delcídio, ironizou o teor das gravações que levaram a primeira crise politica do governo interino de Michel Temer.

"Depois da gravação do Mercadante, Lula e Dilma e essa agora do Jucá, com todo respeito, a minha conversa é uma Disney, uma grande brincadeira", disse Delcídio, em referência ao vazamento da conversa entre Jucá e o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado sobre a criação de um pacto para barrar as investigações da Operação Lava Jato. Delcídio também foi flagrado em gravações tentando obstruir as investigações da mesma operação.

A referência ao ex-ministro Aloizio Mercadante está ligada a uma gravação onde ele ofereceria vantagens para que Delcídio permanecesse em silêncio durante os seus depoimentos. Já a presidente afastada Dilma Rousseff e Dilma e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foram grampeados em uma conversa que sugere que a nomeação de Lula ao cargo de ministro-chefe da Casa Civil era uma manobra para evitar um possível pedido e prisão.

Nas gravações que levaram a saída de Jucá em apenas 12 dias de governo Temer, ele diz a Sérgio Machado que é preciso mudar o governo para "estancar a sangria" decorrente da Lava Jato. "Ele fala de tudo, e por muito menos eu fui pro saco. Ele cogita uma mudança de governo para se fazer um pacto contra a Lava Jato. É absurdo!", disparou Delcídio.

"O que essas gravações provam é que há uma obstrução de justiça institucionalizada, à nível presidencial e no Legislativo. Uma obstrução de justiça em cima de um pacto que passa pelo afastamento de uma presidente, isso é muito grave!", ressaltou. Delcídio ressaltou que Jucá já teve uma passagem rápida pelo Ministério da Previdência em 2005. "Essa indicação também foi um equívoco e durou muito pouco. Romero, o Breve", irnizou Delcidio em referência a saída de Jucá em apenas quatro meses devido a uma série de denúncias envolvendo a pasta.

Apesar de considerar que a gravação abala o governo Temer, Delcídio disse não acreditar que o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff venha a sofrer algum tipo de alteração em função do caso. "A gravação deu munição, é um discurso muito forte para a base parlamentar da Dilma, mas não reverte o impeachment por questões absolutamente práticas", disse referindo-se à falta de condição política para um eventual retorno da presidente afastada.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)