Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

DEFENSORIA - PROJETO DE LEI 257 INVIABILIZARÁ A INSTITUIÇÃO



O Projeto de Lei (PLP) 257/2016, que vai à votação nesta segunda-feira,01/08,  na Câmara Federal, inviabilizará a Defensoria Pública do Estado (DPE-RO), visto que limitará em R$ 17 milhões o orçamento da instituição. O PLP afetará drasticamente as demais Defensorias Públicas do País.

 A redução desse percentual representa a demissão de todo o quadro de pessoal (incluindo servidores concursados e comissionados) ou a metade do quadro de defensores públicos, isto é, 33 dos 65 membros que integram a Defensoria Pública.

 O projeto estabelece o limite de 0,7% da Receita Corrente Líquida (RCL) do Estado. O problema é que a DPE atualmente já atingiu o percentual de 0,76% dessa Receita, e mesmo assim os recursos são insuficientes. O orçamento da Defensoria neste ano de 2106 é R$ 50 milhões, o mais baixo entre as instituições que têm autonomia administrativa e financeira.

 O PLP 257 prevê ainda a inclusão dos aposentados e pensionistas na base de cálculo do limite da DPE, desagregando-os do Poder Executivo.  Outro ponto em discussão, é que o Projeto de Lei considera como despesa de pessoal as verbas de indenização e auxílios (saúde, alimentação e transporte). Atualmente, esses dois itens são considerados como despesa de custeio, não incidindo sobre o limite.

 O Defensor  Público-Geral do Estado, Marcus Edson de Lima, afirmou que a instituição não é contrária ao estabelecimento do limite, mas faz-se necessário que seja  pelo menos em 1,5%. "O PLP  representa  um retrocesso, engessando a instituição de uma maneira que a impossibilitará de continuar cumprindo o que determina a Constituição”, declarou.

 Marcus Edson afirmou ainda que tem a absoluta certeza que contará com o apoio dos deputados federais de Rondônia. “Já oficiei a todos os parlamentares o estudo do impacto de uma suposta aprovação do referido projeto”, relatou.

 Por fim, ele afirmou que confia no apoio do governador do Estado, Confúcio Moura, que sempre prestigiou a instituição. “ Na prática, foi em seu governo que Defensoria mais cresceu”.

Texto- Emilia Araújo /Ascom DPE-RO

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)