Quinta-feira, 19 de maio de 2016 - 08h15
O deputado Léo Moraes (PTB), durante seu discurso na sessão da última terça-feira (17), informou que protocolou na Assembleia Legislativa, projeto de decreto legislativo que susta os efeitos do decreto nº 20858, do Poder Executivo.
O decreto nº 20858 estabelece no âmbito da administração pública estadual direta, autárquica e fundacional, normas e medidas complementares de racionalização do gasto público e dá outras providências.
Segundo Léo Moraes, a matéria do governo, além de apresentar inconstitucionalidade, decreta uma forma de redução de despesas que prevê a proibição da contratação de novos servidores, suspende a implantação dos Planos de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) das categorias e tira dos servidores direitos constitucionais.
“A exemplo do abono permanência e a convocação de aprovados em concursos públicos em diversas áreas da administração pública, como Detran, Semtran, Sesau, Sejus, Defensoria Pública, entre tantas outras classes”, declarou Léo Moraes.
O deputado destacou que, ainda que o decreto do Executivo apresente alguns avanços, como a diminuição de cargos comissionados, ao qual o parlamentar disse ser favorável e já ter apresentado projeto na Casa de Leis sobre o assunto, o decreto traz prejuízos à gestão pública e seus servidores.
“Queremos anular o decreto do governo, tanto pela sua inconsistência jurídica quanto para defender os direitos dos nossos trabalhadores. É plausível a redução da contratação de cargos comissionados, mas prejudicar quem já faz parte dos quadros da administração pública não é correto”, declarou o parlamentar.
Léo Moraes disse ser importante a participação de todas as classes que se sentem desamparadas em relação ao decreto do Executivo. O deputado agradeceu a presença de integrantes da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB) e demais representantes sindicais de diversos setores, presentes à sessão.
ALE/RO - DECOM - [ Juliana Martins ]
Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.
Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia - (SINSEMPRO) realizou Eleições para a escolha da nova d

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre
Terça-feira, 23 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)