Sexta-feira, 12 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Decisão do STF pode dificultar votação de projeto sobre 'ficha suja' no Senado


 

Priscilla Mazenotti
Agência Brasil


Brasília - A decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de permitir que candidatos que respondem a processos na Justiça possam se candidatar às eleições repercutiu no Senado. Isso porque a Casa tem projeto que trata do assunto, aguardando votação em plenário.

"Cabe ao Legislativo legislar sobre isso. Creio que o STF não tinha outra coisa a fazer e agora nós podemos então ver se realmente temos como atender a essa ansiedade, a esse pleito da sociedade", comentou o presidente do Senado Garibaldi Alves (PMDB-RN).

Mesmo assim, Garibaldi vê dificuldades na aprovação da matéria no Senado e disse que a decisão de colocar o projeto em votação depende de acordo de líderes. "A ficha suja continua aqui tramitando. É possível que, com essa decisão [do STF], possamos ter alguma dificuldade. Não posso dizer que vou empreender isso, mas com apoio dos líderes poderíamos ter a discussão do projeto, o aperfeiçoamento [da matéria]", afirmou, dizendo ser favorável à proibição de que candidatos com “ficha suja” concorram às eleições.

O relator do projeto na Comissão de Constituição e Justiça, senador Demóstenes Torres (DEM-GO), afirma que o Congresso precisa deliberar sobre o assunto rapidamente. "Os fichas-sujas aqui dentro estão alvoroçados com a decisão do STF. O projeto está pronto e incumbe à Mesa pautar o projeto. Se vai ou não ser aprovado é problema do Congresso. Na Comissão de Constituição e Justiça o projeto passou por unanimidade e temos o direito de votá-lo. Ainda que seja rejeitado", disse.

 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 12 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Gente de Opinião Sexta-feira, 12 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)