Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Cunha passou dos limites, diz vice-líder do governo na Câmara



Paulo Victor Chagas – Repórter da Agência Brasil

Após o adiamento do encontro que definiria os integrantes da Comissão Especial que analisará o pedido de impeachment da presidenta Dilma Rousseff, o vice-líder do governo na Câmara dos Deputados, Orlando Silva (PCdoB-SP), acusou o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), de se juntar à oposição e de atropelar os partidos.

“O presidente da Câmara Eduardo Cunha perdeu completamente o limite. Não é razoável que ele queira impor a sua vontade. Ele não pode se juntar com a oposição e impor uma comissão. Ele não pode querer impor, junto com a oposição, quem é a comissão especial que vai avaliar um processo tão sério quanto esse”, afirmou.

Após a notícia, os líderes da base aliada na Câmara estão reunidos neste momento com o ministro da Secretaria de Governo, Ricardo Berzoini. Orlando Silva deu as declarações ao chegar ao Palácio do Planalto para o encontro com o ministro.

De acordo com Silva, a permissão dada por Cunha para a indicação de chapas avulsas, alternativas às oficiais das bancadas, para integrar a comissão, é um mecanismo criado para que as dissidências dos partidos da base se juntem à oposição e imponham uma correlação de forças que, na sua opinião, é “artificial”.

“A democracia da Casa sempre se pautou pelo respeito aos partidos, e pelo respeito aos líderes partidários. Essa é a tradição da Casa. Você não pode atropelar os partidos. Eu considero que o presidente Cunha passou de todos os limites. Mostrou que não tem a menor condição de seguir presidente da Casa”, afirmou.

De acordo com o líder do PMDB na Câmara, Leonardo Picciani (RJ), a decisão é um “equívoco” do presidente Eduardo Cunha. Ele e demais líderes da base aliada se reuniram no início da noite com o ministro da Secretaria de Governo, Ricardo Berzoini, após a notícia da formação de chapa avulsa.

Para o líder, a decisão está em desacordo com os procedimentos da Câmara e demonstra mudança de posicionamento dos partidos da oposição, que se comprometeram a lançar uma chapa única apoiada pelos líderes.

“Já que foi aberto [o processo de impeachment], que funcione dentro das regras, da previsibilidade, da forma como deve ser. Não é possível uma mudança de procedimento a cada tempo. Os partidos que queriam a abertura do processo de impeachment agora não querem deixar que processo ande. Isso me parece muito estranho.”

Para o vice-líder do governo, deputado Sílvio Costa (PE), que hoje anunciou a saída do PSC em decorrência do processo de indicação do partido para a comissão especial, a base aliada do governo não vai permitir a mudança das regras, que não tem previsão no Regimento da Câmara.

“Mais uma vez o presidente da Câmara coloca a sua digital, mostrando que o pedido de impeachment é uma implicância dele, uma pirraça dele, que não tem motivação jurídica. Isso é uma aberração regimental”, afirmou Silvio Costa.

* A matéria foi alterada às 21h08 para inclusão de novas informações.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)