Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

CSPB condena corte no orçamento



A Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB) condenou o corte de R$ 50 bilhões no orçamento anunciado pelo Governo Federal nesta quarta-feira, 9. Para o Secretário Geral da CSPB, Sebastião Soares, a medida penaliza os servidores públicos que já tinham reajustes salariais aprovados para este ano, impede a renovaçCSPB condena corte no orçamento - Gente de Opiniãoão do quadro de funcionários e prejudica os serviços públicos prestados à população.

- Quando se fala em corte do orçamento nacional atinge união, estados e municípios, por isso todos os servidores e serviços públicos do Brasil vão ficar precários, afirma. Para atingir a meta de corte, o governo anunciou a suspensão de todos os concursos públicos e nomeações de candidatos aprovados, além do congelamento de reajuste salariais e contenção de gastos com materiais dos serviços públicos.

Para este ano, era previsto o preenchimento de quase 29 mil vagas de concursos públicos e previstos e já realizados. Seleções como a dos Correios, Polícia Federal e Senado, que já estavam autorizadas, também foram suspensas. Sebastião Soares afirma que existem setores como o de saúde e educação, que precisam de uma renovação imediata. - A suspensão dos concursos públicos vai barrar a reposição nas áreas de educação e saúde, que mais afetam a população. O quadro atual dessas áreas é deficiente.
 

REAJUSTE SALARIAL

Outra medida anunciada foi o congelamento dos reajustes de salários. Pelo menos trinta categorias do Executivo pedem reajuste para correção de tabelas e planos de reestruturação. O judiciário também pede reajuste de 55% para 100 mil servidores. As negociações acontecem desde o ano passado, mas o governo afirma que não existe orçamento para as reposições.

O Secretário da CSPB, Sebastião Soares, afirma que categorias como da saúde e do fisco já tinham reajustes aprovados para este ano e vão ser prejudicados pelo corte do orçamento enquanto deputados, senadores e membros do Executivo e Judiciário tiveram reajustes que chegam a 133%. - Isso é uma contradição, enquanto aumenta o salário deles, corta o reajuste dos servidores.

O governo também vai contingenciar materiais, passagens e diárias dos servidores públicos. Sebastião Soares denuncia que a situação pode ficar insustentável em determinados setores públicos. - Existem postos do INSS onde funcionários levam materiais de trabalho por que o fornecimento é deficiente. Agora vão ter de pagar para trabalhar, concluiu.

Fonte: Ascom/CSPB 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Terça-feira, 18 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)