Sábado, 16 de setembro de 2006 - 20h05
Representantes de mais de 10 ministérios e secretarias reuniram-se em Brasília, para discutir a regulamentação da publicidade de bebidas alcoólicas."Não temos poder para determinar a proibição, mas todos os indicadores ligados ao álcool são péssimos", diz Maria José Delgado, gerente de propaganda da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
De acordo com levantamento feito pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o brasileiro começa a beber pouco depois de completar 12 anos. A instituição, que tem um ambulatório dedicado exclusivamente ao atendimento de adolescentes alcoólatras, afirma que a publicidade bilionária da industria do álcool conquista adeptos cada vez mais cedo.
De acordo com Ilana Pinsky, psicóloga da Unifesp, o alcoolismo é um problema cada vez mais freqüente entre os jovens. Segundo ela, a publicidade explica o aumento do consumo. "Existe uma crença de que não podemos nos divertir sem álcool", diz. "A propaganda sempre o relaciona a humor e alegria".
Fonte: ANDI - (Jornal do Brasil RJ, Renato Grandelle e Monique Cardoso)
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