Quarta-feira, 23 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

CRA vai debater recuperação de áreas degradadas amanhã


 
A 13° reunião extraordinária da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, cujo presidente é o senador Acir Gurgacz (PDT/RO), será realizada amanhã, no Senado Federal. Na oportunidade serão analisados projetos de lei de autoria dos ex-senadores Valter Pereira e Jorge Yanai. Além disso será apreciado um requerimento de autoria da senadora Ana Amélia (PP/RS).

Projetos de recuperação de áreas degradadas podem ser financiados com recursos do Fundo Nacional de Meio Ambiente. Essa proposta, de número 606/2007, de autoria do ex-senador Valter Pereira, tem o parecer do senador Blairo Maggi (PR/MT) já aprovado pela Comissão de Assuntos Econômicos e agora se encontra na Comissão de Agricultura.

Para o relator, Blairo Maggi, a proposta é bastante oportuna ao autorizar a utilização de recursos do FNMA para financiar a recuperação de áreas degradadas. “Não obstante as boas práticas de conservação do solo adotadas pela moderna agricultura, existem muitas terras depauperadas pela erosão”, declara.

O senador Acir Gurgacz destaca que no Estado de Rondônia essa realidade está muito presente. "A recuperação das áreas de pastagens é uma alternativa para manter o homem no campo, pois assim, com a viabilização de investimentos, será possível torná-las novamente aptas para a atividade agrícola", afirmou o parlamentar.

Crédito Rural

Como instrumento fundamental para implantação de uma das mais sensíveis políticas governamentais, o Manual de Crédito Rural vem sofrendo revisões pontuais ao longo dos anos, mas que nem sempre têm sido suficientes para promover os resultados projetados. Para debater o assunto, a senadora Ana Amélia requer uma audiência pública com o ministério da Fazenda, ministério da Agricultura, Banco do Nordeste, FEBRABAN e a CNA.

De acordo com a senadora, as mudanças que forem oriundas dos estudos prospectivos em curso serão fundamentais para garantir a sustentabilidade dos financiamentos. “O instrumento de crédito rural pode ser sustentável e robustecer outras medidas que garantem a competitividade do Brasil no mercado mundial de produtos do Agronegócio. Entendo como oportuno discutir o assunto com os operadores das normas e os bancos federais”, afirmou.

Fonte: Ascom do senador
 Acir Gurgacz (PDT-RO)

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 23 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç

Gente de Opinião Quarta-feira, 23 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)