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Política - Nacional

CPI quer ouvir pilotos americanos


Maria Lima - Agência O Globo BRASÍLIA - O relator da CPI do Apagão Aéreo, Marco Maia (PT-RS), dividiu os trabalhos em cinco etapas, com a última prevista para ser concluída em 11 de setembro. Na primeira etapa, que vai até o dia 29 de maio, será analisado tudo o que for relativo ao acidente entre o Boeing 737-800 da Gol e o Legacy da ExcelAire e sua possível ligação com a responsabilidade dos controladores de vôo. Nessa primeira etapa, o relator quer ouvir 14 pessoas, entre elas os pilotos americanos Joseph Lepore e Jan Paul Paladino, mas deixou de fora os controladores que trabalhavam no dia do acidente em Brasília e Manaus. Marco Maia disse que, antes dos controladores, quer analisar o inqúerito da Polícia Federal que apurou o acidente entre os dois aviões e ouvir os representantes do setor, como os presidentes do Sindicato Nacional dos Trabalhadores em Proteção ao Vôo, Jorge Botelho, e da Associação Brasileira dos Controladores de Tráfego Aéreo (ABCTA), Wellington Rodrigues. - Assim, teremos condições de precisar melhor quais controladores poderão contribuir. Primeiro vamos ouvir as lideranças dos controladores e tomar o cuidado de aprofundar as investigações - afirmou o petista. Já o bloco do PSDB quer ouvir logo os controladores de vôo que estavam de plantão no dia do acidente. O deputado Gustavo Fruet (PR) disse que vai pedir também que o Ministério Público acompanhe os trabalhos da CPI e mostre as apurações que tem feito sobre todo o sistema de tráfego aéreo brasileiro, o que pode incluir a Infraero. - Se vamos exaurir o problema do acidente e do controle de tráfego, não podemos descartar os controladores - afirmou o tucano. Fruet entende que a CPI tem poder judicial de convocar os pilotos americanos, principalmente porque o país tem tratado internacional com os Estados Unidos, ao qual recorreu para ter acesso às contas do publicitário Duda Mendonça no exterior.

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