Terça-feira, 31 de agosto de 2010 - 13h41
Christina Machado
Agência Brasil
Brasília - O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou hoje (31), no Diário Oficial da União cronograma com novos prazos para a instalação de dispositivo antifurto nos veículos novos saídos de fábrica.
De acordo com o penúltimo cronograma, o prazo para o aumento progressivo da frota com dispositivo antifurto começaria a valer a partir de amanhã (1º/9). É a quarta vez que o prazo é adiado. A data prevista inicialmente era agosto do ano passado.
Pelo novo cronograma, a data válida para o início das instalações será dezembro. A partir de 1° de dezembro deste ano, 20% da produção total de veículos destinada ao mercado interno terá de estar dotada de dispositivo antifurto. A norma vale para os automóveis, caminhonetes e utilitários.
A partir de 1º de março de 2011, essa porcentagem aumentará para 50% da frota. E a partir de 1° de abril de 2011, 100% da produção deverá ter o dispositivo antifurto.
Nos caminhões, ônibus e microônibus a norma vale a partir de 1° de dezembro para 30% da produção total destinada ao mercado interno. A partir de 1° de março de 2011 o dispositivo terá de estar instalado já em 60% da produção e, a partir de 1° de abril de 2011, em 100% dos veículos.
Para caminhões-tratores, reboques e semi-reboques a norma começa a valer de uma vez, alcançado os 100% da frota a partir de 1° de abril de 2011. Para os ciclomotores, motonetas, motocicletas, triciclos e quadriciclos a norma começa também dia 1° de dezembro em apenas 5% da produção total e vai aumentando progressivamente até atingir os 100% em fevereiro de 2012.
Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.
Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia - (SINSEMPRO) realizou Eleições para a escolha da nova d

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do
Segunda-feira, 10 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)