Domingo, 28 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Conselho de Ética vota cassação de Paulinho nesta 4ª-feira-feira



Está pronto o relatório do Conselho de Ética que analisa o envolvimento de Paulo Pereira da Silva (PDT-SP) com malfeitorias no BNDES.

Foi redigido pelo deputado Paulo Piau (PMDB-MG), relator do processo. Começou a ser distribuído aos membros do conselho nesta segunda (24).

O relatório limita-se a esquadrinhar os fatos. Não contém o voto do deputado Piau, que só virá à luz em sessão marcada para esta quarta (26).

Feita a leitura do voto, Paulinho da Força Sindical, como é conhecido o acusado, terá a oportunidade de fazer uma autodefesa oral.

Na seqüência, os membros do Conselho de Ética dirão se o caso é de cassação de mandato ou se o colega deve ser absolvido.

Quem leu o relatório de Paulo Piau aposta que o relator vai recomendar que o mandato de Paulinho seja passado na lâmina.

O texto baseou-se no processo que corre contra Paulinho no STF. O tribunal enviou à Câmara a íntegra dos autos.

Contém o resultado da Operação Santa Tereza, que detectou a malversação de verbas que o BNDES repassara a ONGs ligadas a Paulinho e à Força Sindical.

Há na papelada transcrições de escutas telefônicas, depoimentos que corroboram as acusações e cifras obtidas por meio da quebra do sigilo bancário das ONGs.

Ouvido pelo blog, o relator Paulo Piau não quis adiantar o teor do seu voto. Disse apenas que se guiou pelo material que lhe chegou do Supremo.

Informou que, no relatório que antecede o voto, fez constar dados extraídos do processo judicial. O repórter perguntou:

"Se o relatório contém a essência do que foi apurado pela Polícia Federal e pelo Ministério Público, seria estranho que o voto recomendasse a absolvição, não acha?"

E o deputado: "O relatório, de fato, traz essas informações. Não tenho o direito de subtrair nada. O texto do relatório virá a público. E o meu voto, evidentemente, tem de ser condizente com esse relatório. Do contrário, ficaria descompensado".

Seja qual for o teor do voto do relator, o texto terá de ser votado pelo Conselho de Ética.

Se da votação resultar um pedido de cassação do mandato de Paulinho, o processo segue para o plenário da Câmara.

Se o conselho optar pelo arquivamento, o assunto morre ali. Até bem pouco, mesmo as recomendações de absolvição tinham de ser referendadas pelo plenário da Câmara.

Foi assim, por exemplo, no jugamento dos deputados mensaleiros. Porém, a Comissão de Justiça da Câmara aprovou, sem alarde, um parecer que modifica o rito dos processos.

Agora, só sobem para a deliberação do plenário os processos em que o Conselho de Ética julga haver elementos para a cassação.

Fonte:  Josias de Souza - Blogs da Folha de São Paulo

Gente de OpiniãoDomingo, 28 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Na tarde dessa segunda-feira (06), o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), Paulo Pimenta, esteve r

Gente de Opinião Domingo, 28 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)