Quarta-feira, 23 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Conic quer ampliação do diálogo ecumênico



As afirmações acima foram ditas pelo novo presidente do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (Conic), dom Manoel João Francisco, na celebração ecumênica em ação de graças pelo início dos trabalhos da nova diretoria da entidade, realizada na noite desta quinta-feira, 28, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em Brasília.

A celebração contou com a presença de bispos, pastores, sacerdotes e fiéis das cinco Igrejas-membro do Conic: Igreja Católica Apostólica Romana, representada pelo secretário geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, e pelo presidente do Conic, dom Manoel; Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia e Igreja Presbiteriana Unida.

Ainda em sua fala, dom Francisco ressaltou a importância de um trabalho voltado para os direitos humanos e para a comunhão entre as Igrejas. “Teremos de fazer muitos encaminhamentos e desencadear uma série de atividades no que diz respeito à vivência da comunhão, à cooperação na missão e à espiritualidade ecumênica. Haveremos de nos preocupar também com a promoção dos direitos humanos”, sublinhou.

O presidente afirmou também que Deus é base e fortaleza do diálogo ecumênico. “Mais do que em diplomacia eclesial, diálogo entre teólogos, envolvimento social e cooperação pastoral, o trabalho ecumênico se alimenta e cresce a partir da graça de Deus, alcançada pela a oração humilde, confiante e perseverante”.

Para o secretário geral do Conic, reverendo Luiz Alberto Barbosa, que está há cinco anos na função e no segundo mandato, a nova gestão do Conic tem por objetivo dar continuidade ao trabalho de diálogo, trazer a entidade para a vida pública do país e promover o respeito à diversidade religiosa. “Entramos numa fase de continuidade aos trabalhos que o Conic vem desenvolvendo há um bom tempo. Essa gestão tem o desafio de trazer cada vez mais o Conic para a vida pública do país junto ao Governo e à sociedade e também implementar projetos de ecumenismo, de diálogo com as Igrejas e, principalmente, uma marca dessa gestão que se inicia e um pedido da Assembleia Geral que elegeu essa diretoria é que se aprofunde o diálogo com as outras religiões não só entre as Igrejas cristãs, mas no diálogo e respeito com as outras religiões”.

“A celebração ecumênica de hoje é o primeiro passo para a busca da inspiração divina ao enfrentamento dos desafios do quadriênio (2011-2015) de trabalhos do Conic”, segundo o primeiro vice-presidente do Conic, bispo da diocese sul ocidental de Santa Maria (RS), da Igreja Anglicana do Brasil, dom Francisco de Assis da Silva. Ele advertiu ainda que essa gestão deve se esforçar para “aumentar sua presença nas outras regiões do pais onde ainda o ecumenismo não tem força ou mobilização”.

A nova secretária da diretoria do Conic, Zulmira Inês Lourena Gomes da Costa (Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia), disse que a celebração de hoje representou “o fortalecimento para o testemunho que Jesus pediu que nós déssemos para que fôssemos um”. Juntos, continuou a secretária, “damos testemunho de convivência ecumênica e de diálogo inter-religioso, que podemos caminhar todos juntos porque todos somos filhos de Jesus”.

Diretoria do Conic

A nova diretoria do Conic foi eleita durante a 14ª Assembleia Geral do Conselho, que aconteceu nos dias 11 e 12, de março, no Rio de Janeiro.

Além de dom Manoel, da Igreja Católica Romana (ICAR), foram eleitos, para a 1ª vice-presidência, o bispo dom Francisco de Assis da Silva, da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), e para a 2ª vice-presidência, a presbítera Elinete wanderlei Paes Muller, da Igreja Presbiteriana Unida (IPU). A secretária eleita foi Zulmira Inês Lourena Gomes da Costa, da Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia (ISOA) e para tesoureiro a Assembleia escolheu o pastor sinodal Altermir Labes, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB).

Para o Conselho Fiscal foram eleitos o pastor Marcos Ebeling (IECLB), mons. Pacheco Filho, da Igreja Católica Romana (ICAR) e Fabiano Nunes (IEAB). O mandato da nova diretoria vai até 2015.


Fonte: CNBB
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 23 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç

Gente de Opinião Quarta-feira, 23 de julho de 2025 | Porto Velho (RO)