Terça-feira, 9 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Congelar reajuste do funcionalismo é justificável no momento


Paulo Chagas, Mariana Branco e Luciano Nascimento – Repórteres da Agência Brasil

Gente de Opinião

Média  de  remuneração  do  funcionalismo  público

é  maior  do  que  a  do setor privado, diz o ministro

do PlanejamentoValter Campanato/Agência Brasil

O ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, disse hoje (14) que a proposta de congelamento do reajuste dos servidores públicos é "plenamente justificável" neste momento.

"Estamos vivendo no Brasil hoje, no setor privado, uma situação de aumento de desemprego, em que reajustes salariais não têm se equiparado à inflação. No setor privado, está havendo uma redução real do salário neste momento de travessia, de dificuldades. Então, achamos que, neste momento, é plenamente justificável a proposta que o governo faz aos seus servidores", afirmou.

Segundo Barbosa, a média de remuneração do funcionalismo público é maior do que a do setor privado, e a proposta de reajuste para os próximos anos se mantém. O que muda, somente, é a entrada em vigor da proposta: passa de janeiro para agosto o aumento previsto para 2016.

"Do ponto de vista fiscal e macroeconômico, neste momento de travessia fiscal, de esforço para elevar a capacidade do resultado primário do governo federal, todos devem se envolver, todos estão fazendo a sua parte", acrescentou Barbosa.

De acordo com o ministro do Planejamentto, a proposta de negociação já está sendo encaminhada aos servidores e, como medida legislativa, será encaminhada ao Congresso Nacional.

Nelson Barbosa e o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, apresentaram na tarde desta segunda-feira medidas para redução de gastos e aumento de receitas no Orçamento de 2016 que gerarão impacto de R$ 64,9 bilhões. O objetivo é alcançar superávit primário de 0,7% do Produto Interno Bruto (PIB, soma dos bens e riquezas produzidos em um país), após o envio ao Congresso de peça orçamentária com previsão de déficit.

Em 31 de agosto, o Executivo entregou ao Congresso Nacional a proposta para o Orçamento de 2016 com previsão de déficit de R$ 30,5 bilhões. Uma semana depois, a agência de classificação de risco Standard & Poor's rebaixou a nota de crédito do Brasil de BBB- para BB+, retirando o grau de investimento do país. O grau é dado a países considerados bons pagadores e seguros para investir.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 9 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Gente de Opinião Terça-feira, 9 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)