Quinta-feira, 6 de agosto de 2015 - 16h10
A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara, da qual a deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO) é membro, realizará o Seminário “Debate 10 anos do Sistema Único de Assistência Social – SUAS.
O debate será realizado no dia 13 de agosto, no Auditório Freitas Nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília, com o objetivo de discutir estratégias de superação dos entraves à consolidação da assistência social como política pública de seguridade social.
Segundo a parlamentar, uma das propostas é buscar a promoção da interlocução com parlamentares visando o aperfeiçoamento contínuo e recíproco do estudo e desenvolvimento da assistência social no Brasil.
“O seminário reunirá representantes de entidades como a Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Social, da Federação Nacional dos Assistentes Sociais, do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate a Fome, bem como do Conselho Nacional de Assistência Social”, adiantou a congressista.
Na opinião da tucana, discussões como essas são necessárias, pois, representam uma oportunidade para se apresentar o balanço, a avaliação e os avanços e as condições para efetivar a defesa dos direitos da população e quais os entraves e desafios para a consolidação desta política pública no Brasil.
O Sistema Único de Assistência Social (Suas) é um sistema público que organiza, de forma descentralizada os serviços socioassistenciais.
Com um modelo de gestão participativa, ele articula os esforços e recursos dos três níveis de governo para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social Política Nacional de Assistência Social, envolvendo diretamente as estruturas e marcos regulatórios nacionais, estaduais, municipais e do Distrito Federal.
O Suas organiza as ações da assistência social em dois tipos de proteção social. A primeira é a Proteção Social Básica, destinada à prevenção de riscos sociais e pessoais, por meio da oferta de programas, projetos, serviços e benefícios a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social.
A segunda é a Proteção Social Especial, destinada a famílias e indivíduos que já se encontram em situação de risco e que tiveram seus direitos violados por ocorrência de abandono, maus-tratos, abuso sexual, uso de drogas, entre outros aspectos.
Fonte: Ascom
Sábado, 27 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.
Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia - (SINSEMPRO) realizou Eleições para a escolha da nova d

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre
Sábado, 27 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)