Segunda-feira, 7 de março de 2016 - 13h07
A Comissão de Fiscalização do Exercício da Profissional da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) realizou diligências nos municípios de Ariquemes e Rolim de Moura e identificou falsos advogados atuando nas comarcas. A comissão ouviu depoimentos de advogados, serventuários do Judiciário e possíveis vítimas dos denunciados e encaminhou a queixa crime para o Ministério Público Estadual.
O primeiro caso foi identificado na tarde da última sexta-feira (4), quando uma comitiva de advogados esteve em Ariquemes e identificou um estudante de Direito que utilizava uma inscrição de estagiário – já cancelada pela Seccional – para se identificar como advogado e que estava acumulando causas. O estudante é filho de advogado que também atua ilegalmente no município – sua inscrição originária está suspensa pela OAB/RO e o hoje ele reside no estado da Bahia.
A operação foi coordenada pelo presidente da Comissão de Fiscalização, Rerison Aguiar, e pelo conselheiro federal Elton Fülber e executada pelo vice-presidente da comissão, Raimisson Miranda, acompanhado do membro da comissão Sérgio Holanda do presidente da subseção de Ariquemes, Alex Sarkis.
Raimisson Miranda ressalta que a atuação de falsos advogados, representa sérios prejuízos para a advocacia e orienta que a sociedade deve estar sempre atenta para que não seja atendida por falsos profissionais. “É necessário tomar atitudes mais drásticas para inibir este comportamento e para isto a Comissão precisa do apoio de todas as subseções. O cidadão que procura um advogado sempre deve exigir o número de inscrição junto aos quadros da OAB e se certificar, junto a entidade, quanto a regularidade do profissional”.
O presidente da subseção de Ariquemes, Alex Sarkis, enaltece o trabalho desenvolvido pela comissão. “Parabenizo toda comissão de fiscalização, na pessoa do advogado Raimisson, pela determinação e comprometimento. Trata-se de valoroso trabalho em prol da advocacia e da sociedade. Tenha a subseção de Ariquemes como permanente parceira”.
Nesta segunda-feira (7), a comissão também realizou fiscalização no município de Rolim de Moura, onde também identificou um falso advogado atuando em Rolim e Santa Luzia. Todos os dados foram colhidos e em seguida encaminhada a notícia crime ao MP.
Além do exercício ilegal da profissão, a captação de clientela, publicidade e propaganda irregulares praticadas por escritórios de advocacia são as principais infrações fiscalizadas pela Comissão.
A comissão reforça que as denúncias podem ser encaminhadas para ouvidoria (ouv@oab-ro.org.br) e, quando houver suspeita, o cidadão pode entrar em contato imediatamente com a equipe de fiscalização pelo telefone do plantão (69) 9253-7772 para denúncias urgentes.
Fonte: Eficaz
Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.
Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia - (SINSEMPRO) realizou Eleições para a escolha da nova d

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre
Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)