Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Comissão de Fiscalização da OAB identifica falsos advogados



A Comissão de Fiscalização do Exercício da Profissional da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO)  realizou diligências nos municípios de Ariquemes e Rolim de Moura e identificou falsos advogados atuando nas comarcas. A comissão ouviu depoimentos de advogados, serventuários do Judiciário e possíveis vítimas dos denunciados e encaminhou a queixa crime para o Ministério Público Estadual.

O primeiro caso foi identificado na tarde da última sexta-feira (4), quando uma comitiva de advogados esteve em Ariquemes e identificou um estudante de Direito que utilizava uma inscrição de estagiário – já cancelada pela Seccional – para se identificar como advogado e que estava acumulando causas. O estudante é filho de advogado que também atua ilegalmente no município – sua inscrição originária está suspensa pela OAB/RO e o hoje ele reside no estado da Bahia.

A operação  foi coordenada pelo presidente da Comissão de Fiscalização, Rerison Aguiar, e pelo conselheiro federal Elton Fülber e executada pelo vice-presidente da comissão, Raimisson Miranda, acompanhado do membro da comissão Sérgio Holanda do presidente da subseção de Ariquemes, Alex Sarkis.

Raimisson Miranda ressalta que a atuação de falsos advogados, representa sérios prejuízos para a advocacia e orienta que a sociedade deve estar sempre atenta para que não seja atendida por falsos profissionais. “É necessário tomar atitudes mais drásticas para inibir este comportamento e para isto a Comissão precisa do apoio de todas as subseções. O cidadão que procura um advogado sempre deve exigir o número de inscrição junto aos quadros da OAB e se certificar, junto a entidade, quanto a regularidade do profissional”.

O presidente da subseção de Ariquemes, Alex Sarkis, enaltece o trabalho desenvolvido pela comissão. “Parabenizo toda comissão de fiscalização, na pessoa do advogado Raimisson, pela determinação e comprometimento. Trata-se de valoroso trabalho em prol da advocacia e da sociedade. Tenha a subseção de Ariquemes como permanente parceira”.

Nesta segunda-feira (7), a comissão também realizou fiscalização no município de Rolim de Moura, onde também identificou um falso advogado atuando em Rolim e Santa Luzia. Todos os dados foram colhidos e em seguida encaminhada a notícia crime ao MP.

Além do exercício ilegal da profissão, a captação de clientela, publicidade e propaganda irregulares praticadas por escritórios de advocacia são as principais infrações fiscalizadas pela Comissão.

A comissão reforça que as denúncias podem ser encaminhadas para ouvidoria (ouv@oab-ro.org.br) e, quando houver suspeita, o cidadão pode entrar em contato imediatamente com a equipe de fiscalização pelo telefone  do plantão (69) 9253-7772 para denúncias urgentes.

Fonte: Eficaz 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)