Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Com PSDB dividido, tucanos adotam discurso de união



As estrelas do PSDB, Aécio Neves, José Serra, Geraldo Alckmin, Sérgio Guerra, Fernando Henrique Cardoso e Tasso Jereissati chegaram juntas à Convenção Nacional do partido, que ocorre neste sábado (28) em Brasília. A chegada deles atrasou em função da demora para fechar um acordo para ocupação dos principais cargos da Executiva Nacional do partido.

Os tucanos anunciaram a nova composição da direção do partido. O deputado federal Sérgio Guerra será mantido na presidência do PSDB, enquanto o ex-governador José Serra foi eleito presidente do Conselho Politico do partido e Tasso Jereissati ficara à frente do Instituto Teôtonio Vilela. Ao anunciar os nomes, Guerra disse que o Conselho Politico terá nova atuação, mas não explicou quais serão os novos poderes do conselho.

Além de chegar juntos, os líderes da legenda mostraram, cada um em seu discurso, que o partido deixou para trás as disputas internas e chegou a um consenso.

Geraldo Alckmin foi o primeiro a discursar, e falou na união do partido. Em seu discurso, Aécio Neves falou da importância do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso para o partido e chamou o ex-governador José Serra de "o nosso candidato à presidência".

- Podemos começar dizendo que orgulho que nós temos do nosso passado, e que temos orgulho de ter em nossos quadros José Serra, candidato à presidência do nosso país.

O senador Aécio Neves falou também da atuação de Sérgio Guerra, como articulador da união do partido.

- Esse é um partido sem dono. O dono do PSDB é o povo brasileiro.

O ex-governador José Serra também falou da união em seu discurso.

- A grande arma que os nossos adversários usam é o nosso enfraquecimento. A intriga é a arma do adversário, ela nos enfraquece e fortalece o adversário.

Principal partido de oposição do país, o PSDB realiza sua convenção nacional para escolher os novos membros da Executiva e do diretório da legenda. Derrotado na última corrida pela Presidência, enfraquecido no Congresso (onde é minoria), e ainda mais rachado desde a criação do PSD (Partido Social Democrata) – recém fundado pelo prefeito Gilberto Kassab (São Paulo) –, o PSDB chegou à convenção dividido.

O encontro, que reúne caciques históricos da legenda – como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (SP) – ocorre sob a “sombra” das eleições de 2014.


A escolha do novo comando serve para medir as forças das três “alas” extra-oficiais: a dos “serristas”, ligada ao ex-governador paulista José Serra; a dos “alckmistas”, ligada ao atual governador de São Paulo, Geraldo Alckmin; e a dos “aecistas”, composta pelos aliados do ex-governador mineiro Aécio Neves – todos de olho na cadeira hoje ocupada pela presidente Dilma Rousseff.

Apesar de atravessar uma má fase, o partido espera conquistar consenso em torno dos novos nomes da Executiva e sair “ileso” da convenção nacional, ou seja, sem brigas mais escancaradas. Isso porque, embora divididos, os líderes tucanos têm em comum o discurso de “união”, que deve ser repetido inúmeras vezes ao longo do encontro

Gente de OpiniãoSábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)