Porto Velho (RO) sexta-feira, 18 de janeiro de 2019
×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Coleção A Luta de Cada Um, o livro Chico Mendes


Callis Editora lançou recentemente dentro da Coleção A Luta de Cada Um, o livro Chico Mendes, do autor Márcio de Souza (80 páginas – R$ 22,50). Neste livro, Márcio Souza conta numa linguagem simples, a trajetória do seringueiro Chico Mendes, que se tornou um importante sindicalista e militante da Floresta Amazônica. O livro está à venda nas principais livrarias de todo o país, ou através do site www.callis.com.br.

Com a intenção de defender a segurança e os direitos de seus companheiros – trabalhadores dos seringais nativos – bem como de proteger a floresta contra o desmatamento, Chico Mendes enfrentou com ousadia jagunços armados e fazendeiros poderosos. Com sua resignação, evitou muitas das derrubadas de árvores planejadas pelos pecuaristas. Denunciou a destruição da floresta não só no Brasil como também no exterior, sendo ouvido inclusive pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento – instituição que, por ter escutado Chico Mendes, decidiu cortar financiamentos a projetos que causariam desmatamento na Amazônia. Sua imagem ficou amplamente conhecida e, mesmo assim, seu assassinato anunciado não foi evitado. Toda esta saga é narrada por Márcio Souza com a intimidade de quem é da região amazônica, de quem tem familiaridade com a cultura dos seringueiros e com os desafios políticos com os quais Chico Mendes se deparou.

O projeto gráfico de Camila Mesquita traz fotografias de Chico Mendes, de sua família e de seus companheiros de luta, além de imagens da Amazônia e cenas contundentes do desmatamento.

Márcio Souza, nasceu em Manaus, em 1946. É jornalista, roteirista de cinema, dramaturgo e diretor de teatro e ópera. Dedica-se também a projetos de comunicação e cultura, tendo exercido diversos cargos públicos nestas áreas. Seus romances, como Mad Maria e Galvez Imperador do Acre (ambos publicados pela da Record), entre outros, tratam sobretudo da realidade histórica, política e cultural da região amazônica.

A coleção "A luta de cada um" apresenta a vida de brasileiros notáveis que corajosamente enfrentaram inúmeros desafios em busca de um mundo melhor. Além de Chico Mendes, esta coleção inclui os seguintes títulos: Ajuricaba, Irmã Dulce, Luiz Gama, Pagu e Zumbi.

Fonte: Débora
Venturini Assessoria de Comunicação
Tel.: (11) 3885.7083 / cel.: (11) 8326.3851
E-mail:
debora@venturinicomunicacao.com.br
www.venturinicomunicacao.com.br

Mais Sobre Política - Nacional

HASTA LA VISTA, BAMBINO

HASTA LA VISTA, BAMBINO

Césare Battisti buscou a proteção de Evo Morales, seu aliado de esquerda.

Jair Bolsanaro assina decreto e  pessoas acima de 25 anos podem ter até 4 armas de fogo

Jair Bolsanaro assina decreto e pessoas acima de 25 anos podem ter até 4 armas de fogo

A partir do decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro hoje (15), no Palácio do Planalto, cidadãos brasileiros com mais de 25 anos poderão compra

O filho de Hamilton Mourão e o irmão de José Alencar: dois casos exemplares

O filho de Hamilton Mourão e o irmão de José Alencar: dois casos exemplares

São casos exemplares que demonstram comportamentos opostos dos governos

Governo de Bolsanaro vai fazer pente fino em 2 milhões de benefícios do INSS

Governo de Bolsanaro vai fazer pente fino em 2 milhões de benefícios do INSS

O governo federal vai fazer uma auditoria em 2 milhões de benefícios pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que têm indícios de irregul