Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Código Florestal volta ao centro dos debates no Senado



O Código Florestal volta ao centro dos debates no Senado nesta semana. Nesta quinta-feira (30), a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, participará de audiência pública promovida conjuntamente pelas comissões de Agricultura (CRA) e de Meio Ambiente (CMA). A audiência pública começa às 8h30min, na sala 15 da Ala das Comissões.

Na sexta (1º), serão as organizações e cooperativas do setor agropecuário a discutir o assunto com os senadores da Comissão de Agricultura, no 12º seminário do ciclo de debates da CRA, a partir das 14h. Foram convidados para debater o tema como expositores, representantes da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB), da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), da União Nacional das Cooperativas de Agricultores Familiares (Unicafes), e da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag).

As comissões de Agricultura e de Meio Ambiente, segundo Gurgacz, trabalharão em conjunto na "busca do entendimento" quanto ao Código Florestal, na realização de todos os debates sobre a matéria e na elaboração de um único relatório para ser apresentado ao Plenário. Para o senador Acir Gurgacz, a união das duas comissões na análise do projeto é um recado à sociedade. “Entendemos que não há divergências entre produtores rurais e ambientalistas. Todos precisam de alimento e de um ambiente sadio para as atuais e futuras gerações”, assinalou.

Na Comissão de Agricultura, o relator do projeto do Código Florestal é o senador Luiz Henrique (PMDB-SC) e na Comissão de Meio Ambiente o relator é o senador Jorge Viana (PT-AC).

Nesta terça-feira (28), o senador Acir Gurgacz conversou com a presidenta Dilma Rousseff, em almoço com senadores do PDT, sobre a tramitação do projeto do Código Florestal no Senado. “Ela foi taxativa ao afirmar que não é possível anistiar quem cometeu desmatamento ilegal”, detalhou Acir. O senador concordou com Dilma Rousseff, mas citou a realidade de Rondônia, onde os colonizadores derrubaram até 50% de suas propriedades quando isso era permitido e agora terão que manter 80% de reserva legal. “A presidenta concorda que o nosso caso é diferente e que não é possível prejudicar quem desmatou dentro da lei vigente na época. Para nós, isso é um sinal de que será possível aprovar um novo Código Florestal que seja bom para os agricultores e para o meio ambiente”, observou Gurgacz.
 

Licenciamento Ambiental

Nesta semana, os senadores também poderão votar em Plenário o projeto de lei da Câmara (PLC 1/10), que regulamenta o licenciamento ambiental e define competências da União, dos estados e dos municípios com relação ao setor. A proposta, de autoria do deputado Sarney Filho (PV-MA), tramita em regime de urgência, e tem como relator o senador Acir Gurgacz (PDT-RO). Entretanto, ela só poderá ser votada depois que o Plenário deliberar sobre a medida provisória 526/11, que autoriza a União a conceder crédito de até R$ 55 bilhões ao BNDES.

Fonte: Senador Acir

 

Gente de OpiniãoSábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Sábado, 22 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)