Sábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

CNT/Sensus: Voto está decidido para quase 60% dos eleitores



Popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva atinge níveis recordes

Quase 60% dos eleitores brasileiros já decidiram em quem vão votar nas próximas eleições. Foi o que revelou uma pesquisa divulgada nesta segunda, dia 22, pelo Instituto Sensus. O levantamento, encomendado pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT), foi feito entre os dias 15 e 19, em 136 cidades. Duas mil pessoas foram ouvidas.

O voto já está definido para 59,8% dos eleitores entrevistados. Outros 17% dizem ter preferência, mas aditem a possibilidade de mudança e 18,9% ainda não definiram candidato. O primeiro turno das eleições está marcado para o próximo dia 5 de outubro e o segundo, para o dia 26.

A pesquisa CNT/Sensus manteve a tendência de alta na popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A avaliação positiva está 68,8% (em abril, estava em 57,5%) e a negativa, em 6,8% (contra 11,3% em abril). O desempenho pessoal do presidente tem aprovação de 77,7% (contra 69,3% de abril) e reprovação de 16,6% (contra 26,1% em abril).

É o maior índice de popularidade de um governante brasileiro desde o início da pesquisa, que, nesta segunda, chegou à 93ª edição. O levantamento atribui os bons índices à situação da economia, ao discurso direto que o presidente tem para a população e aos programas sociais implantados pelo governo federal.

Com a popularidade em alta, Lula também transfere votos, de acordo com a pesquisa CNT/Sensus. Tanto que 44,1% dos entrevistados disseram que apoiariam o candidato a prefeito indicado pelo presidente. Outros 30,9% disseram apoiar apenas se conhecessem o candidato.

Boa parte dessa preferência pode ser explicada pela percepção dos brasileiros em relação aos programas sociais do governo. Eles são conhecidos por 65,6% dos brasileiros e 75,3% afirmam que votariam em candidatos apoiados pelo governo para garantir a continuidade dos programas.

Quando a relação de preferência de voto é dos candidatos a prefeito com os governadores de Estado, o índice de apoio cai para 37,4%.

Para 47,8% dos entrevistados, a administração dos governadores é Ótima ou Boa; para 33,8%, Regular, e para 15,9%, Ruim ou Péssima. As administrações municipais receberam avaliação Ótima ou Boa por 48,2% dos entrevistados; Regular por 25,8% e Ruim ou Péssima por 23,3%.

Economia e qualidade de vida

Ainda segundo a pesquisa CNT/Sensus, na opinião de 61,5% dos entrevistados, a qualidade de vida melhorou no Brasil. Para 25,8% está igual e para 11,6%, pior.

Mas a inflação não passou desapercebida. Para 81,1% os preços de produtos e serviços no Brasil aumentaram em 2008, e esse aumento foi mais sentido nos alimentos, segundo 69,2% dos entrevistados.

O poder de compra do Salário Mínimo na administração Lula é maior que em governos anteriores, de acordo com 58,1% dos entrevistados.

Fonte: CNT/Sensus

Gente de OpiniãoSábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Sábado, 6 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)