Segunda-feira, 15 de dezembro de 2008 - 12h25
A forte aprovação ao governo e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva não significa, segundo a pesquisa CNT/Sensus, que a população não esteja preocupada com a crise econômica. Pelo contrário.
Segundo o diretor do instituto Sensus, Ricardo Guedes, o levantamento possui diversos alertas sobre a crise. Entre os 2 mil entrevistados, 83,5% têm acompanhado ou já ouviram falar da crise.
Com relação à situação do Brasil durante a crise, 52,3% de todos os entrevistados afirmaram que o Brasil já está sendo afetado. Entre os que disseram já ter conhecimento da crise, esse porcentual aumenta para 62,6%. Para 18,6% do total de respostas, a crise ainda vai atingir o País. Entre os que disseram já ter conhecimento da crise, a taxa é de 22,3%.
Quando questionados sobre o reflexo da crise sobre sua vida pessoal, 28,7% de todos os entrevistados afirmaram já foram atingidos. Os que disseram já ter conhecimento da crise foram 34,4%.
Do total de entrevistados, 31,6% acham que o Brasil está preparado para enfrentar as turbulências e 33,4% avaliam que não está. Considerando apenas as pessoas que inicialmente disseram ter informações sobre a crise, a taxa dos que acham que o Brasil está preparado é de 37,9%, contra 40% que acreditam que o País não está preparado.
Com relação ao futuro, porém, a expectativa dos entrevistado é positiva. Isso ajuda a explicar por que a popularidade de Lula bateu recorde ao mesmo tempo em que a crise começa a ser citada. "As medidas do governo e, principalmente, o discurso de Lula afirmando que o Brasil vai sair bem da crise ajudaram na avaliação do governo. A população está dando voto de confiança ao presidente Lula", afirmou Guedes.
Fonte: Agência Estado
Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.
Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia - (SINSEMPRO) realizou Eleições para a escolha da nova d

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre
Terça-feira, 16 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)