Segunda-feira, 17 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Cientistas das Américas discutem futuro da Amazônia


 
Encontro reunirá em Manaus, dias 25 e 26, pesquisadores de 18 países

"O Futuro da Amazônia" é o tema central do simpósio internacional que a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Associação Interciência realizarão nos dias 25 e 26 de outubro, no Hotel Tropical, em Manaus (AM).

O evento reunirá palestrantes das Américas do Sul e do Norte em três painéis: bens e serviços ambientais; potencial da biodiversidade e desenvolvimento sustentável; e desafios ambientais. Na platéia, estarão pesquisadores dos 18 países das três Américas que têm entidades científicas associadas à Interciência.

O canadense Michel Bergeron, presidente da Interciência, explica que o simpósio, promovido em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), deverá se pautar pelos interesses comuns de pesquisadores e professores em favor do progresso da ciência na região amazônica, o que, segundo ele, a SBPC já vem fazendo nos últimos anos "de modo muito eficiente e articulado".

"Não apenas a Amazônia, mas o Planeta é uma responsabilidade de todos nós. E se a humanidade deseja viver em harmonia, ela precisa estar atenta para o fato de que as decisões sobre as questões ambientais que serão tomadas nos próximos anos influenciarão diretamente a qualidade de vidas das populações", disse.

"O desmatamento na Amazônia, por exemplo, gera mais gases do efeito estufa na atmosfera, aumentando o problema das mudanças climáticas globais. A complexidade dessa e de outras questões, como o excesso de veículos nas grandes cidades, faz com que, cada vez mais, as decisões tenham de ser tomadas em conjunto, especialmente entre grupos de governantes e de cientistas.

Para o presidente da SBPC, Marco Antonio Raupp, a articulação entre governo e instituições de pesquisa é “imprescindível” para o enfrentamento dos problemas da Amazônia uma vez que, afirma ele, “as melhores soluções serão encontradas com base nos estudos científicos".

A abertura do simpósio internacional da Associação Interciência ocorrerá às 8h30 do dia 25 com a conferência "A Amazônia: visão geral e desafios", a ser proferida por Adalberto Luis Val, diretor do Inpa.

Na sequência, os painéis abrigarão debates como "Populações tradicionais da Amazônia: diversidade cultural e o futuro", "População, saúde, biodiversidade e desenvolvimento sustentável na Amazônia brasileira", "Infraestrutura de pesquisa em biodiversidade da Amazônia", "Indústrias de extração mineral sustentável em um bioma sensível" e "Bio-inovação para as Américas".

Os presidentes da SBPC, Marco Antonio Raupp, e da Interciencia, Michel Bergeron, encerrarão o simpósio no final da manhã do dia 26 com considerações e recomendações obtidas durante os debates. "Esperamos chamar a atenção da comunidade científica para, entre outras coisas, a importância de uma maior colaboração internacional em torno dos assuntos de interesse da Amazônia, além de ressaltarmos a urgência da questão do desmatamento na região, da maior utilização de energias renováveis e do incremento das pesquisas científicas como forma de chegarmos ao desenvolvimento sustentável da região a partir de seus próprios recursos naturais", informa o presidente da SBPC.

A vinda da delegação da Interciência também será aproveitada para a realização do 36º encontro da associação, que ocorrerá no dia 24 de outubro, também em Manaus. A Associação Interciência, que congrega 33 entidades científicas de 18 países, foi criada com o objetivo de unir a comunidade científica das Américas para promover o desenvolvimento das nações e o bem-estar de seus povos.

A participação no simpósio “O Futuro da Amazônia” é aberta a pesquisadores e estudantes de pós-graduação. As inscrições devem ser feitas no local (Hotel Tropical – Sala Tarumã), a partir das 8h00 do dia 25.

A programação está em http://www.sbpcnet.org.br/interc/interciencia.pdf

Fonte:  SBPC / José Roberto Ferreira: (11) 8995-3432
Carlos Freitas: (11) 5081-5237 / 5549-1863

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 17 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Segunda-feira, 17 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)